IDENTIDADE, DEMOCRACIA E NARRATIVA: POR UMA ANTROPOLOGIA DO SUJEITO NA IDENTIDADE MODERNA

  • Loiane Prado Verbicaro Centro Universitário do Pará
  • Alanna Caroline Gadelha Alves Centro Universitário do Pará

Resumo

O presente trabalho visa orientar o debate para uma construção epistemológica da antropologia identitária a partir do debate político (Norbert Elias), simbólico (Weber) e econômico (Marx e Engels; Baremblitt), integrado na representação de uma mutação dos processos de formação das identidades. A linguagem da interioridade, encontrada na afirmação democrática social, media o lugar do sujeito no Estado Moderno, ante o reconhecimento jurídico do “Eu”, moralmente autônomo, e parte de uma comunidade identificada pelo “Nós”.

Biografia do Autor

Loiane Prado Verbicaro, Centro Universitário do Pará
Doutora em Filosofia do Direito pela Universidade de Salamanca. Mestre em Direitos Fundamentais e Relações Sociais pela Universidade Federal do Pará. Mestre em Ciência Política pela Universidade Federal do Pará. Professora e Coordenadora da Graduação e Vice-Coordenadora do Mestrado em Direito do Centro Universitário do Estado do Pará (CESUPA). Líder do grupo de pesquisa (CNPQ): Democracia. Poder Judiciário e Direitos Humanos.
Alanna Caroline Gadelha Alves, Centro Universitário do Pará
Mestranda no programa de Pós Graduação em Direito do Centro Universitário do Estado do Pará, na linha de pesquisa Direito, Políticas Públicas e Direitos Humanos.
Publicado
2017-07-27