IDENTIDADE, DEMOCRACIA E NARRATIVA: POR UMA ANTROPOLOGIA DO SUJEITO NA IDENTIDADE MODERNA

Autores

  • Loiane Prado Verbicaro Centro Universitário do Pará
  • Alanna Caroline Gadelha Alves Centro Universitário do Pará

DOI:

https://doi.org/10.21671/rdufms.v3i1.3392

Resumo

O presente trabalho visa orientar o debate para uma construção epistemológica da antropologia identitária a partir do debate político (Norbert Elias), simbólico (Weber) e econômico (Marx e Engels; Baremblitt), integrado na representação de uma mutação dos processos de formação das identidades. A linguagem da interioridade, encontrada na afirmação democrática social, media o lugar do sujeito no Estado Moderno, ante o reconhecimento jurídico do “Eu”, moralmente autônomo, e parte de uma comunidade identificada pelo “Nós”.

Biografia do Autor

  • Loiane Prado Verbicaro, Centro Universitário do Pará
    Doutora em Filosofia do Direito pela Universidade de Salamanca. Mestre em Direitos Fundamentais e Relações Sociais pela Universidade Federal do Pará. Mestre em Ciência Política pela Universidade Federal do Pará. Professora e Coordenadora da Graduação e Vice-Coordenadora do Mestrado em Direito do Centro Universitário do Estado do Pará (CESUPA). Líder do grupo de pesquisa (CNPQ): Democracia. Poder Judiciário e Direitos Humanos.
  • Alanna Caroline Gadelha Alves, Centro Universitário do Pará
    Mestranda no programa de Pós Graduação em Direito do Centro Universitário do Estado do Pará, na linha de pesquisa Direito, Políticas Públicas e Direitos Humanos.

Downloads

Publicado

2017-07-27