ALGUNS ASPECTOS DA LÓGICA, DE HEGEL, EM O CAPITAL, DE MARX

Palavras-chave: Capital. Hegel. Marx. Objeto. Trabalho.

Resumo

A intenção do presente texto é reter alguns aspectos de similitude entre os sistemas de Hegel e de Marx. A forma de exposição do objeto como maneira de apresentação da verdade constitui um recurso genético que se configura como expressão de uma ciência, na qual o conjunto categorial se caracteriza pelo permanente preenchimento de conteúdos que expressam a identidade singular de cada objeto investigado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jesus Ranieri, Universidade Estadual de Campinas

Graduado em Ciências Sociais pelo Centro Universitário Fundação Santo André (1987); Mestre (1995) em Sociologia e Doutor (2000) em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas; é professor Livre-docente (2008) pela mesma universidade. Atualmente é professor titular (MS-6) estatutário da Universidade Estadual de Campinas. Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Fundamentos da Sociologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Trabalho, Alienação, Estranhamento, Capital e Objetivação.

Vanessa Mariano de Castro, Universidade Federal do Ceará

Professora da Rede Municipal de Ensino de Fortaleza/Ceará. Mestre em Educação pela Universidade Federal do Ceará – UFC

Referências

LUKÁCS, György. Para uma ontologia do ser social. v. I. São Paulo: Boitempo, 2018.

MANDEL, Ernest. A formação do pensamento econômico de Karl Marx: de 1843 até a redação de O capital. Rio de Janeiro: Zahar, 1968.

MARX, Karl. Manuscritos econômico-filosóficos. São Paulo: Boitempo, 2004.

MARX, Karl. Contribuição à crítica da economia política. São Paulo: Expressão Popular, 2008.

MARX, Karl. O capital. Livro I. São Paulo: Boitempo, 2013.

MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. A ideologia alemã: crítica da mais recente filosofia alemã em seus representantes Feuerbach, B. Bauer e Stirner, e do socialismo alemão em seus diferentes profetas (1845-1846). São Paulo: Boitempo, 2007.

MÉSZÁROS, István. Para além do capital. São Paulo: Boitempo, 2002.

RANIERI, Jesus. Trabalho e dialética: Hegel, Marx e a teoria social do devir. São Paulo: Boitempo, 2011.

Publicado
2020-07-08
Como Citar
Ranieri, J. J., & Mariano de Castro, V. (2020). ALGUNS ASPECTOS DA LÓGICA, DE HEGEL, EM O CAPITAL, DE MARX. Eleuthería - Revista Do Curso De Filosofia Da UFMS, 5(08), 73 - 88. Recuperado de https://periodicos.ufms.br/index.php/reveleu/article/view/10364
Seção
Artigos