ALGUNS ASPECTOS DA LÓGICA, DE HEGEL, EM O CAPITAL, DE MARX
Resumo
A intenção do presente texto é reter alguns aspectos de similitude entre os sistemas de Hegel e de Marx. A forma de exposição do objeto como maneira de apresentação da verdade constitui um recurso genético que se configura como expressão de uma ciência, na qual o conjunto categorial se caracteriza pelo permanente preenchimento de conteúdos que expressam a identidade singular de cada objeto investigado.
Downloads
Referências
LUKÁCS, György. Para uma ontologia do ser social. v. I. São Paulo: Boitempo, 2018.
MANDEL, Ernest. A formação do pensamento econômico de Karl Marx: de 1843 até a redação de O capital. Rio de Janeiro: Zahar, 1968.
MARX, Karl. Manuscritos econômico-filosóficos. São Paulo: Boitempo, 2004.
MARX, Karl. Contribuição à crítica da economia política. São Paulo: Expressão Popular, 2008.
MARX, Karl. O capital. Livro I. São Paulo: Boitempo, 2013.
MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. A ideologia alemã: crítica da mais recente filosofia alemã em seus representantes Feuerbach, B. Bauer e Stirner, e do socialismo alemão em seus diferentes profetas (1845-1846). São Paulo: Boitempo, 2007.
MÉSZÁROS, István. Para além do capital. São Paulo: Boitempo, 2002.
RANIERI, Jesus. Trabalho e dialética: Hegel, Marx e a teoria social do devir. São Paulo: Boitempo, 2011.
Copyright (c) 2020 Jesus Ranieri; Vanessa Mariano de Castro
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Todos os trabalhos que forem aceitos para publicação, após o devido processo avaliativo, serão publicados sob uma licença Creative Commons, na modalidade Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International Public License (CC BY-NC-ND 4.0). Esta licença permite que qualquer pessoa copie e distribua a obra total e derivadas criadas a partir dela, desde que seja dado crédito (atribuição) ao autor / à autora / aos autores / às autoras.