ITÁLIA

Palavras-chave: Nikolai Gogol. Itália. Romantismo.

Resumo

Nikolai Vassílievitch Gógol (1809-1852)   tornou-se conhecido como um escrritor russo que redigiu sua obra em forma de conto e romance. Em 2009 a UNESCO anunciou “o ano de Gólgol” e naquela altura comemorou-se, através de diferentes exposições e eventos,  o bicentenário do nascimento desse grande escritor. A partir desse marco histórico emergiu a importância de sua obra para além do contexto da história da literatura  russa,  seus escritos tornaram-se mais conhecidos, e   agora são considerados algumas das maiores obras da literatura internacional de todos os tempos. Em 1829, Nikolai Vassílievitch Gógol , já residindo em São Petersburgo , publicou os poemas Hanz Küchelgarten e “Италия” – ambos de caráter romântico. Sobre esse segundo poema, sabe-se que o grande escritor russo tinha uma profunda ligação com a Itália, o que influenciou sua vida privada e inspirou sua produção artística. Durante um longo período composto por muitas oscilações, Gógol viveu em Roma, em terras italianas , neste país o escritor produziu o que é considerada sua obra-prima, o romance - “Almas Mortas”.  Levando em conta a experiência do escritor no exterior , gostaria de sugirí-los uma tradução, talvez a única em língua portuguesa, do poema “Италия”.  

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Virgínio Gouveia, Universidade Federal de Sao Paulo

Doutorando em filosofia pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP ) com estadia em andamento no Instituto de Filosofia de Moscou - Academia de Ciências da Rússia (Rossiyskaya Akademiya Nauk, RAN). É graduado em filosofia pela Universidade Federal de Alagoas UFAL (2012). Mestre em Filosofia Política pela Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP (2012-2014). Em 2016, lecionou como professor temporário de Filosofia lotado no Departamento de Filosofia da Universidade Federal de Alagoas (2016-2017) e, no Instituto Federal de Alagoas - IFAL (2017-2018). Tem experiência como pesquisador em filosofia, com destaque nas áreas de estética e filosofia política, investigando principalmente a herança dialética e suas principais contribuições teóricas no campo da estética e da política. Integra o grupo de pesquisa Filosofia , Literatura e Sociedade (UNIFESP). Lançou o livro A Determinação da Dialética na Análise da Mercadoria ( PHILLOS, 2017). Além de ter organizado o livro de ensaios Análise de Conjuntura: A Contraposição Entre Capital e Trabalho na Atualidade (Vol.2), ao lado de Artur Bispo (2018, PHILLOS). Atualmente organiza a Coleção Párias Ideias ( PHILLOS, 2020) , ao lado de Antônio Camêlo. É colaborador no site Le Monde Diplomatique Brasil. Entre 2019 e 2020, realizou um curso de língua russa junto à Universidade de Linguistica de Nizhny Novgorod, (NGLU) na antiga cidade Gorki-RÚSSIA -  cidade onde reside desde o inverno de 2018.

Referências

Библиотека Комарова. Николай Гоголь. Италия: https://www.culture.ru/poems/38490/italiya, (30/08/20) .

Publicado
2020-12-20
Como Citar
Gogol, N., & Martins Gouveia, V. (2020). ITÁLIA. Eleuthería - Revista Do Mestrado Profissional Em Filosofia Da UFMS, 5(09), 153 - 155. Recuperado de https://periodicos.ufms.br/index.php/reveleu/article/view/12021
Seção
Traduções