AN INTERTEXTUAL READING OF PARIS’ (RE)ACTIONS IN THE ILIAD 6 BASED ON PLATO’S TRIPARTITE THEORY OF SOUL

Palavras-chave: Filosofia da Literatura. Psicologia homérica. Teoria tripartite da alma de Platão. Ilíada 6. Reações emocionais de Paris.

Resumo

Este artigo tem como objetivo elucidar algumas (re-)ações complexas do personagem Paris na Ilíada 6 com base na teoria tripartite da alma de Platão. Devido a certas pré-concepções filosóficas, algumas interpretações de classicistas não estariam aptas a identificar dadas nuances relacionadas às atividades intrapsíquicas das personagens e tenderiam a rotular o personagem homérico como “simples” ou “incompleto”. Visto que o problema do “anacronismo” é intransponível, os intérpretes devem assegurar o melhor modelo filosófico para compreender alguns aspectos da psicologia homérica. Por diferentes razões, argumentar-se-á que uma abordagem intertextual baseada na teoria da alma da República de Platão pode nos ajudar a entender melhor certos impulsos emocionais desses personagens. Ao final, o artigo examinará mais de perto alguns aspectos que envolvem o exemplo das reações epithiméticas de Paris na Ilíada 6.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Pedro Proscurcin Junior, Centro de Estudos em Filosofia Americana

Foi pesquisador visitante na Freie Universität Berlin (2019). Pós-doutor em Filosofia Antiga pela Pontificia Universidad Católica de Chile, com Bolsa do FONDECYT (Ministério da Educação do Chile). Foi Visiting Scholar na Universidade de Edinburgh (2016) e no Center for Hellenic Studies da Harvard University (2017). Doutor em Filosofia pela Rheinische Friedrich-Wilhelms-Universität Bonn (Alemanha). Tem experiência nas áreas de Filosofia e Direito, com ênfase no estudo da Filosofia Grega Antiga, da Literatura Grega Antiga, do Direito Grego Clássico, da História da Ética e da Filosofia do Direito.

Referências

ADKINS, Arthur W. H. Merit and Responsibility: A Study in Greek Values. Oxford: Clarendon, 1960.

BAKHTIN, Mikhail M. Problems of Dostoevsky’s Poetics. Minneapolis: University of Minnesota Press, 1999.

CAIRNS, Douglas L. Homeric Psychology. In: The Classical Review, vol. 42, no. 1, 1992, pp. 1-3.

DODDS, Eric R. The Greeks and the Irrational. Berkeley: University of California Press, 1951.

GILL, Christopher. Personality in Greek Epic, Tragedy, and Philosophy. Oxford: Clarendon, 1996.

GRAZIOSI, Barbara, HAUBOLD, Johannes. Homer: Iliad, Book VI. Cambridge: Cambridge University Press, 2010.

JAHN, Thomas. Zum Wortfeld ‘Seele Geist’ in der Sprache Homers. Munich: C. H. Beck, 1987.

KIRK, Geoffrey S. The Iliad: A Commentary (Vol. II: books 5-8). Cambridge: Cambridge University Press, 1990.

KRISTEVA, Julia. Desire in Language. A Semiotic Approach to Literature and Art. New York: Columbia University Press, 1980.

KRISTEVA, Julia. Revolution in Poetic Language. New York: Columbia University Press, 1984.

LATACZ, Joachim. Zur Struktur der Ilias. In: Prolegomena. Homers Ilias: Gesamtkommentar (ed. J. Latacz). 2nd ed., Munich/Leipzig: K.G. Saur, 2002.

LESKY, Albin. Bruno Snell: Die Entdeckung des Geistes. Studien zur Entstehung des europäischen Denkens bei den Griechen. 2., erw. Auflage. In: Gnomon, vol. 22, H. 3/4, 1950, pp. 97-106.

LONG, Anthony A. Greek Models of Mind and Self. Cambridge, Harvard University Press, 2015.

POSTLETHWAITE, Norman. Homer’s Iliad: A Commentary on the Translation of Richmond Lattimore. Exeter: University of Exeter Press, 2000.

PROSCURCIN JUNIOR, Pedro. Der Begriff Ethos bei Homer. Heidelberg, Universitätsverlag Winter, 2014.

PROSCURCIN JUNIOR, Pedro. Some Thoughts on the Socratic Use of Iliad X 224 in Plato's Protagoras and Symposium: a Dialogical Context Previous to the Dialectic Method? In: Maia – Rivista di Letterature Classiche, ano LXX, fasc. II, 2018, pp. 220-241, Maggio-Agosto.

RUSSO, Joseph A.; SIMON, Bennet. Homeric Psychology and the Oral Epic Tradition. In: Journal of the History of Ideas, vol. XXIX, no. 4, 1968, pp. 483-498, October-December.

SCHMITT, Arbogast. Selbständigkeit und Abhängigkeit menschlichen Handelns bei Homer: hermeneutische Untersuchungen zur Psychologie Homers. Mainz/Stuttgart: Steiner, 1990.

SMITH, Nicholas. D. Some Thoughts about the Origins of “Greek Ethics”. In: The Journal of Ethics, vol 5, no. 1, 2001, pp. 3-20.

SNELL, Bruno. Die Entdeckung des Geistes. Hamburg, Claassen, 1955.

STOEVESANDT, Magdalene. Kommentar. In: Homer Ilias. (eds. A. Bierl und J. Latacz). Vol. IV – F. 2 (Sechster Gesang – Z), Berlin: de Gruyter, 2008.

SULLIVAN, Shirley. D. Psychological Activity in Homer: A Study of Phren. Ottawa: Carleton University Press, 1988.

TYNYANOV, Yuri. El Problema de la Lengua Poética [1924]. Buenos Aires: Siglo XXI, 1972.

VYACHESLAVOVICH, Garin S. Homeric Psychological Lexicon and its Historical Context. In: Austrian Journal of Humanities and Social Sciences, no. 3-4, 2014, pp. 173-176.

WILAMOWITZ-MOELLENDORFF, Ulrich von. Die Heimkehr des Odysseus: Neue Homerischen Untersuchungen. Berlin: Weidmann, 1927.

WILLCOCK, Malcolm M. A Commentary on Homer’s Iliad (Books I-VI). London: Macmillan, 1970.

WILLIAMS, Bernard A. Shame and Necessity. Berkeley: University of California Press, 1993.

Publicado
2020-12-20
Como Citar
Proscurcin Junior, P. (2020). AN INTERTEXTUAL READING OF PARIS’ (RE)ACTIONS IN THE ILIAD 6 BASED ON PLATO’S TRIPARTITE THEORY OF SOUL. Eleuthería - Revista Do Curso De Filosofia Da UFMS, 5(09), 06 - 23. Recuperado de https://periodicos.ufms.br/index.php/reveleu/article/view/12031
Seção
Artigos