HEGEL SOBRE O FUTURO, HEGEL NO FUTURO

Palavras-chave: Hegel. Filosofia. Futuro. Robert Brandom.

Resumo

O ponto que quero defender é o de que Hegel é o filósofo mais aberto ao futuro, precisamente porque ele proíbe explicitamente qualquer projeto que diga como o nosso futuro deve parecer. Como ele diz ao fim do prefácio de sua Filosofia do Direito (1820), a filosofia só consegue pintar “cinza no cinza”, e “a coruja de Minerva apenas alça seu voo ao cair do crepúsculo”. Isto é, a filosofia só traduz retrospectivamente, num esquema conceitual “cinza” (sem vida), uma forma de vida que já atingiu seu pico e entrou em declínio - que está se tornando "cinza" ela mesma. Para colocar de forma curta e grossa, este é o porquê devemos rejeitar todas essas leituras de Hegel que veem em seu pensamento um modelo implícito de uma sociedade futura reconciliada consigo mesma, deixando para trás as alienações da modernidade. Chamo os que fazem essa leitura de 'ainda-não-hegelianos'.

Biografia do Autor

Slavoj Žižek, Birkbeck Institute of Humanities / European Graduate School

É filósofo, psicanalista e um dos principais teóricos contemporâneos. Transita por diversas áreas do conhecimento e, sob influência principalmente de Karl Marx e Jacques Lacan, efetua uma inovadora crítica cultural e política da pós-modernidade. Professor da European Graduate School e do Instituto de Sociologia da Universidade de Liubliana, Žižek preside a Society for Theoretical Psychoanalysis, de Liubliana, e é diretor internacional do Instituto de Humanidades da Universidade Birkbeck de Londres.

Marcus Vinicius Quessada Apolinário Filho, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Graduando o curso de Bacharelado em Direito pela PUC Minas - campus de Poços de Caldas. Desenvolve pesquisa como bolsista do PIBIC-CNPq sob orientação do Prof. Dr. Gerson Pereira Filho com o tema "A Crítica à democracia e ao Estado Democrático de Direito sob a perspectiva filosófica de Slavoj Zizek. Participou do Júri-Simulado em 2019 como aluno convidado para representar a Universidade no evento PUC-Aberta. Participante do Círculo de Estudos da Ideia de Ideologia - SP e do grupo de estudos Filosofia, Religião e suas interfaces. Colaborador em revisões e traduções do site Tradutores Proletários. Tem interesse em Filosofia Contemporânea francesa, Marxismo e Psicanálise.

Gérson Pereira Filho, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Graduado em Filosofia pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras - Autarquia Municipal de Ensino (1984) e em História pela Universidade Federal de Minas Gerais (1989). Mestre (1999) e Doutor (2005) em Filosofia pela Universidade Estadual de Campinas-Unicamp. Professor Adjunto III da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais-Campus Poços de Caldas, exercendo a docência nas áreas de Filosofia e História, tendo sido também Coordenador de Extensão (2004/2008). Pesquisador pelos Grupos de Pesquisa: Cultura, Memória e Sociedade ( PUC Minas/CNPQ); Filosofia, Religiosidade e suas interfaces (PucMinas/CNPQ); Centro do Pensamento Antigo (Unicamp), Grupo Archai (UNB) e membro fundador da Sociedade Brasileira de Platonistas e do GT Platão e Platonismo da ANPOF. Atua e pesquisa nas áreas de Filosofia (História da Filosofia, Filosofia Antiga, platonismo, ética, antropologia filosófica, metodologia e ensino) e História (Historiografia, Teoria, Metodologia e Filosofia da História, História da Cultura, Patrimônio Histórico e Cultural, Turismo Cultural). Exerceu o cargo de Secretário Adjunto Municipal de Educação em Poços de Caldas-MG (2009/2012) e de Secretário Municipal de Promoção Social (2012). Atualmente vinculado ao Depto. de Filosofia do ICH/Unicamp, como Pesquisador Colaborador - Pós Doutorado (2016/2020). Foi membro do Colegiado de Formação Didática do Curso de Direito da PUCMInas- Campus Poços de Caldas (2017/2019). Coordenador do curso de especialização em Filosofia pela PUC Minas - Campus Poços de Caldas.

Referências

https://philosophynow.org/issues/140/Hegel_On_The_Future_Hegel_In_The_Future
Publicado
2020-12-20
Como Citar
Žižek, S., Quessada Apolinário Filho, M. V., & Pereira Filho, G. (2020). HEGEL SOBRE O FUTURO, HEGEL NO FUTURO. Eleuthería - Revista Do Curso De Filosofia Da UFMS, 5(09), 139 - 152. Recuperado de https://periodicos.ufms.br/index.php/reveleu/article/view/12208
Seção
Artigos