OBSCURECIMENTO DA NOÇÃO DE FORMAÇÃO HUMANA NO SISTEMA EDUCACIONAL

reflexões em György Lukács e Demerval Saviani

Palavras-chave: Trabalho. Reprodução. Educação.

Resumo

Com o presente artigo, pretendemos abordar a noção ontológica de formação humana, tendo como referência o filósofo húngaro György Lukács com sua obra Para uma ontologia do ser social e o pensador brasileiro Demerval Saviani com sua obra Pedagogia histórico-crítica. Com base em tais autores, assumimos as categorias trabalho e reprodução como fundamentais para a gênese e desenvolvimento ontológico do ser social, permitindo ao ser humano responder corretamente a alternativas que se apresentam pela sociedade e que promovem a generidade. Se coloca, assim, como ponto central apresentar a relação entre trabalho, reprodução e educação como foram expostas por Lukács em sua obra para, posteriormente, com base em Saviani, refletirmos sobre o obscurecimento da formação omnilateral no sistema educacional, que contribui para acentuar os estranhamentos que dificultam o pleno desenvolvimento do gênero humano e que somente uma formação omnilateral pode superar tais obstáculos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jessica Holanda Lemos, Universidade Federal do Ceará

niciou a graduação em Filosofia na Universidade Estadual do Ceará - UECE, onde desenvolveu estudos na área de Filosofia contemporânea, com ênfase em teoria crítica e estética, participando durante o período de 2012 a 2014 do grupo de Estética e Metafísica na Universidade Estadual do Ceará. Terminou a graduação em Filosofia na Universidade Federal do Ceará - UFC, obteve experiência docente por meio do projeto de iniciação a docência - PIBID, do ano de 2015 a 2017. Ainda em 2017 obteve experiência docente pelo projeto PRONATEC. Entre 2018 e 2020 atuou como professora universitária lotada na Faculdade de Educação, Ciências e Letras de IguatuI - Campus avançado de Mombaça; Em 2019 obteve grau de Especialista em metodologia do ensino em Filosofia e Sociologia. Atualmente mestranda em Filosofia pela Universidade Federal do Ceará na área de Ética e Filosofia Política, sendo bolsista da FUNCAP.

Jaireilson Silva de Sousa, Universidade Federal do Ceará

Possui graduação em Filosofia pela Universidade Estadual do Ceará (2017). Especialista em Metodologia do Ensino de Filosofia e Sociologia (2019). Mestrado em andamento em Filsoofia pela Universidade Federal do Ceará. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Estética e Filosofia da Arte, Epistemologia, Ontologia e Política e Ética, atuando principalmente nos seguintes temas: estética, contemporaneidade, modernidade e ontologia do ser social. Membro-pesquisador do Grupo de Estudos e Pesquisa em Ontologia do ser social, ética e formação humana - GEPOS (certificado pela CNPQ).

Referências

LUKÁCS, G. Para uma ontologia do ser social I. 2. ed. São Paulo: Boitempo, 2018.

LUKÁCS, G. Para uma ontologia do ser social II. São Paulo: Boitempo, 2013.

LUKÁCS, G. Per una ontologia dell'essere sociale I. Roma: Editori Riuniti, 1974.

LUKÁCS, G. Per una ontologia dell'essere sociale II. Roma: Riuniti, 1981.

LUKÁCS, G. Prolegômenos para uma ontologia do ser social. São Paulo: Boitempo, 2010.

MARX, K. Grundrisse: manuscritos econômicos de 1857-1858 – Esboços da crítica da economia política. São Paulo: Boitempo, 2011.

MARX, K. Manuscritos econômicos-filosóficos. São Paulo: Boitempo, 2010.

MARX, K. O Capital: crítica da economia política. Livro I: o processo de produção do capital. 2. ed. São Paulo: Boitempo, 2017.

MARX, K. Para uma crítica da economia política. Do capital. O rendimento e suas fontes. São Paulo: Nova Cultural, 1996.

SAVIANI, D. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. 11. ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2011.

Publicado
2020-12-31
Como Citar
Holanda Lemos, J., & Silva de Sousa, J. (2020). OBSCURECIMENTO DA NOÇÃO DE FORMAÇÃO HUMANA NO SISTEMA EDUCACIONAL. Eleuthería - Revista Do Curso De Filosofia Da UFMS, 5(ESPECIAL), 64 - 75. Recuperado de https://periodicos.ufms.br/index.php/reveleu/article/view/12210
Seção
Artigos