MERLEAU-PONTY, O INCONSCIENTE E A ARTE

uma leitura da obra dos artistas de Engenho de Dentro

Palavras-chave: Merleau-Ponty. Nise da Silveira. Inconsciente. Psicanálise. Arte.

Resumo

Nosso objetivo é explicitar a importância da psicanálise para Merleau-Ponty através do uso que este faz da noção de inconsciente na chamada “ontologia da carne”, presente na obra O visível e o invisível. É a partir da psicanálise incorporada à ontologia, como um desapossamento do sujeito em direção a um contato mais primitivo com o mundo, que a arte possui preeminência enquanto expressão do Ser bruto em sua ambiguidade entre inconsciente e consciente. Desse modo, procuramos aplicar a ontologia psicanalítica merleau-pontyana na leitura da obra dos internos psiquiátricos de Engenho de Dentro, tutelados por Nise da Silveira, com intuito de interpretar, na expressão artística enquanto cura, o entrelaçamento do inconsciente e do consciente. Concluímos que Merleau-Ponty possibilita, na composição de sua ontologia em estreita relação com a psicanálise, uma abertura à experiência dos sujeitos esquizofrênicos que têm sua percepção e expressão muitas vezes excluídas da filosofia e da cultura.

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Biografia do Autor

Marina Coelho Santos, Universidade Federal de Santa Catarina

Concluiu o curso de graduação em Filosofia UFSC no segundo semestre de 2017, fez mestrado na mesma instituição e PPG, tendo por temática a ideia de superação da metafísica em Heidegger; pesquisa que foi concluída em 2020. Atualmente, é bolsista CAPES no doutorado em filosofia da UFSC, tendo por orientador o Prof. Dr. Roberto Wu. Sua pesquisa de doutorado investiga uma noção própria de trágico pertencente à filosofia da história de Martin Heidegger em diálogo com autores como Hegel e Hölderlin, bem como com o que se convencionou chamar de "filosofia do trágico" de tradição alemã. No período de 2016-2017 foi bolsista do PIBIC -CNPQ, sob orientação do Prof. Dr. Roberto Wu. Sua pesquisa vinculou-se à área de ontologia e teve por título Possibilidade do fim da metafísica em Nietzsche: uma análise a partir de termos fundamentais no Nietzsche I e II de Heidegger. Esse projeto foi levado adiante e resultou em seu TCC, intitulado: Heidegger e Nietzsche: a vontade de poder e dois caminhos para o fim da metafísica, defendido em outubro de 2017. Seus principais interesses compreendem às questões de ontologia, metafísica, estética, filosofia da arte e filosofia contemporânea.

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Publicado
2021-07-15
Como Citar
Coelho Santos, M. (2021). MERLEAU-PONTY, O INCONSCIENTE E A ARTE. Eleuthería - Revista Do Mestrado Profissional Em Filosofia Da UFMS, 6(10), 328 - 344. Recuperado de https://periodicos.ufms.br/index.php/reveleu/article/view/13073
Seção
Artigos