IMPLICAÇÕES DO “RETORNO A FREUD” PROPOSTO POR JACQUES LACAN, A PARTIR DE UMA ANÁLISE DO CONCEITO DE PULSÃO

Palavras-chave: Pulsão. Matema. Sexualidade. Freud. Lacan.

Resumo

O trabalho do psicanalista francês Jacques Lacan foi denominado pelo próprio autor como um “retorno a Freud”. Procuramos investigar as implicações epistemológicas desse proposto retorno. Lacan, com base em uma escrita que ele mesmo chamou de matema, propôs encontrar os fundamentos para a manutenção da descoberta freudiana. Essa foi a opção lacaniana para lidar com os impasses a que a definição de pulsão esteve submetida. Lacan, diante da oscilação entre mito e ciência, faz a opção por balizar a pulsão com a referência científica. No entanto, essa referência científica de Lacan diz respeito à lógica e à matemática, que são básicas para o desenvolvimento dos seus matemas. Nesse desenvolvimento, recorremos à opção lacaniana pelos matemas e, em seguida, percorremos as contribuições de Lacan para as pulsões. Para finalizar, passamos às fórmulas da sexuação que confluem para alguns pontos básicos da correlação entre pulsão e matema. Entretanto, os matemas geram novos impasses e o “retorno a Freud” se faz totalmente necessário para o estabelecimento da psicanálise lacaniana.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Claudia Murta, Universidade Federal do Espírito Santo

Graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Espírito Santo (1989), mestrado em Filosofia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1992), mestrado em Filosofia pela Université de Paris VIII (1993), e doutorado em Filosofia pela Université de Paris VIII (1998); e como formação complementar, especialização em Educação a Distância pelo consórcio UFES/UFMT (2001) e pós-doutorado em Filosofia na UFSCar (2011) e na École Normale Supérieure de Lyon (2012). Atualmente é Professora Titular do Departamento de Filosofia da Universidade Federal do Espírito Santo. Coordenadora do Curso de Graduação em Filosofia (Licenciatura) na modalidade EAD oferecido pelo consórcio MEC/PARFOR/CAPES/UAB/UFES. Coordenadora do Grupo de Pesquisa e Extensão PARTHOS. Membro do Conselho Estadual de Direitos Humanos do ES, CEDH-ES (2019-2023). Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Filosofia e Psicanálise, atuando principalmente nos seguintes temas: filosofia e psicanálise, amor, corpo, gestação, parto, nascimento, psicanálise e combate a violência contra a mulher.

Jacir Silvio Sanson Junior, Universidade Federal do Espírito Santo

Mestre em Filosofia (2016) e graduado em Psicologia (2002) pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Bacharel em Teologia (2011) pelo Centro Universitário Salesiano de São Paulo (UNISAL-Pio XI), com reconhecimento pela Pontificia Studiorum Universitas Salesiana - Università Pontificia Salesiana (UPS). Especialista em Docência Universitária (2013) e Licenciado em Filosofia (2014) pela Faculdade Católica de Anápolis (FCA). Tem experiência com o ensino de Filosofia na modalidade a distância (EaD). Investiga temas interdisciplinares no campo de Filosofia, Educação e Psicanálise, e na área de Teologia (bíblica, antropológica e sistemática), trabalhando com obras de Platão, Aristóteles, Agostinho, João da Cruz, Descartes, Freud e Lacan.

Referências

ÁVILA, Santa Teresa de. Seta de Fogo. Tradução de J. Bento. Lisboa: Assírio & Alvin, 1989.

BADIOU, Alain. Manifeste pour la Phisophie. Paris: Seuil, 1989.

BADIOU, Alain. Seis Propriedades da Verdade. In: BADIOU, Alain. Política e Verdade. Tradução de D. Peixoto & S. Laia. Belo Horizonte: UFMG/FAFICH, 1986.

BENTHAN, Jeremy. Classifications des entités fictives. Palea, v. 5, n. 11, [s.d.]. (Verificar se tem DOI ou é impresso?)

BOLLACK, Jean. Héraclite ou la séparation. Paris: Minuit, 1970.

COSTA, Newton C. A. da. Introdução aos Fundamentos da Matemática. São Paulo: HUCITEC, 1977.

COSTA, Newton C. A. ISSO: dispensa freudiana. Belo Horizonte, n. 1, p. 33, 1989.

CRUZ, São João da. Noite Escura. In: CRUZ, São João da. Poesias Completas. Tradução de J. Bento. Lisboa: Assírio & Alvin, 1990.

DUFOUR, Dany-Robert. Le Structuralisme, le pli et la trinité. In: Le Débat histoire, politique, société. (s.n.d.).

DUMMETT, Michael. O Significado Filosófico do Teorema de Gödel. In: LOURENÇO, M. (Org.). O Teorema de Gödel e a Hipótese do Contínuo. Lisboa: Fundação Calouste Gulberkian, 1977.

FREGE, J. Gottlob. Sobre a Justificação Científica de uma Conceitografia. In: Peirce e Frege. Os Pensadores. Tradução de L. H. dos Santos. 2. ed. São Paulo: Abril Cultural, 1980. (Os Pensadores).

FREUD, Sigmund. Três ensaios sobre a teoria da sexualidade. Rio de Janeiro: Imago, 1972.

FREUD, Sigmund. A Organização Genital Infantil (uma interpolação na teoria da sexualidade). Rio de Janeiro: Imago, 1976.

HEIDEGGER, Martin. A Coisa. In: SOUSA, E. Mitologia I: mistério e surgimento do mundo. Brasília: UnB, 1988.

LACAN, Jacques. L’instance de la lettre dans l’inconscient ou la raison depuis Freud. In: LACAN, Jacques. Écrits. Paris: Seuil, 1966a.

LACAN, Jacques. La signification du phallus. In: LACAN, Jacques. Écrits. Paris: Seuil, 1966b.

LACAN, Jacques. Subversion du sujet et dialectique du désir dans Pinconscient freudien. In: LACAN, Jacques. Écrits. Paris: Seuil, 1966c.

LACAN, Jacques. Du “Trieb” de Freud et du désir du psychanalyste. In: LACAN, Jacques. Écrits. Paris: Seuil, 1966d.

LACAN, Jacques. La science et la vérité. In: LACAN, Jacques. Écrits. Paris: Seuil, 1966e.

LACAN, Jacques. O Seminário: Livro 2 – O Eu na Teoria de Freud e na Técnica da Psicanálise - Tradução de M.C.L. Penot. Rio de Janeiro: Zahar, 1985a.

LACAN, Jacques. O Seminário: Livro 7 – A Ética da Psicanálise. Tradução de A. Quinet. Rio de Janeiro: Zahar, 1988.

LACAN, Jacques. O Seminário: Livro 11 – Os Quatro Conceitos Fundamentais da Psicanálise. Tradução de M. D. Magno. Rio de Janeiro: Zahar, 1979.

LACAN, Jacques. O Seminário: Livro 20 – Mais, Ainda. Tradução de M. D. Magno. 2 ed. Rio de Janeiro: Zahar, 1985b.

LACAN, Jacques. R.S.I. In: Ornicar? Madrid, n. 3, 1981.

LOPARIC, Andréa. Les négations et les univers du discours. In: MICHEL, A. (Org.). Lacan avec les philosophes. Paris: Seuil, 1991.

MILLER, Jacques-Alain. Matemas II. Buenos Aires: Manantial, 1988.

MILLER, Jacques-Alain. A Sutura (Elementos da Lógica do Significante). In: COELHO, Eduardo Prado (Org.). Estruturalismo: Antologia de Textos Teóricos. São Paulo: Martins Fontes, [198-], p.211-224.

MOLES, Abraham. Cybernétique et action. In: RICHAUDEAU, F. (Org.). Les sciences de l’action theories et pratique. Paris: Retz - C. E. P. L., 1974.

RABINOVICH, Diana Silvia. Una clínica de la pulsión: las impulsiones. Buenos Aires: Manantial, 1989.

ZIZEK, Slavoj. O mais Sublime dos Histéricos: Hegel com Lacan. Tradução de V. Ribeiro. Rio de Janeiro: Zahar, 1991.

Publicado
2021-10-22
Como Citar
Pereira do Carmo Murta, C., & Sanson Junior, J. S. (2021). IMPLICAÇÕES DO “RETORNO A FREUD” PROPOSTO POR JACQUES LACAN, A PARTIR DE UMA ANÁLISE DO CONCEITO DE PULSÃO. Eleuthería - Revista Do Curso De Filosofia Da UFMS, 6(Especial), 108 - 130. Recuperado de https://periodicos.ufms.br/index.php/reveleu/article/view/13115
Seção
Artigos