A ALTERAÇÃO DOS MUNDOS
versões de Philip K. Dick, de David Lapoujade
Resumo
O filósofo David Lapoujade discorre sobre a obra do escritor de ficção científica Philip K. Dick. Partindo de uma leitura muito particular, aponta como principal característica de seu universo ficcional o pensamento através de mundos. Mundos pensantes que colocam em questão a realidade dos próprios indivíduos, agora meros coadjuvantes. Em Dick, as fronteiras entre os humanos, as máquinas, os mundos, o sonho e a vigília estão irremediavelmente comprometidas, uma vez que somos confrontados por mundos que operam por meio de um delírio generalizado. Lapoujade nos mostra que o objetivo do autor é questionar o estatuto da realidade mesma.
Downloads
Referências
DELEUZE, Gilles. A literatura e a vida. In: Crítica e clínica. Trad. Peter Pál Pelbart. São Paulo: Editora 34, 2011. p. 11–17.
LAPOUJADE, David. L'altération des mondes. Versions de Philip K. Dick. Paris. Les Éditions de Minuit: 2021. E-book Kindle.
PIGLIA, Ricardo. Crítica y ficción. Barcelona: Anagrama, 2001.
SOURIAU, Étienne. Os diferentes modos de existência. Trad. Walter Romero Menom Júnior. São Paulo: Editora n-1, 2020.
SPINOZA, Benedictus de. Ética. 3. ed. Trad. Tomaz Tadeu. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2017.
Copyright (c) 2022 Luiz Carlos Quirino da Silva
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Todos os trabalhos que forem aceitos para publicação, após o devido processo avaliativo, serão publicados sob uma licença Creative Commons, na modalidade Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International Public License (CC BY-NC-ND 4.0). Esta licença permite que qualquer pessoa copie e distribua a obra total e derivadas criadas a partir dela, desde que seja dado crédito (atribuição) ao autor / à autora / aos autores / às autoras.