A ALTERAÇÃO DOS MUNDOS

versões de Philip K. Dick, de David Lapoujade

Palavras-chave: Literatura. Ficção científica. Filosofia. Mundos pensantes. Delírio.

Resumo

O filósofo David Lapoujade discorre sobre a obra do escritor de ficção científica Philip K. Dick. Partindo de uma leitura muito particular, aponta como principal característica de seu universo ficcional o pensamento através de mundos. Mundos pensantes que colocam em questão a realidade dos próprios indivíduos, agora meros coadjuvantes. Em Dick, as fronteiras entre os humanos, as máquinas, os mundos, o sonho e a vigília estão irremediavelmente comprometidas, uma vez que somos confrontados por mundos que operam por meio de um delírio generalizado. Lapoujade nos mostra que o objetivo do autor é questionar o estatuto da realidade mesma.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luiz Carlos Quirino da Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutorando em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2022), possui Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2019 a 2021), Licenciatura em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2007 a 2011) e Bacharelado (incompleto) em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2012 a 2016). Desenvolve pesquisa vinculada ao Grupo de Estudos AtEdPo - Ateliê de Educação Potencial. Participa do Grupo de Pesquisa POÏEIN - Microscopias. Educação. Imanência. Tem interesse na articulação entre escrita (sobretudo ficcional), educação, literatura e arte.

Referências

DELEUZE, Gilles. A literatura e a vida. In: Crítica e clínica. Trad. Peter Pál Pelbart. São Paulo: Editora 34, 2011. p. 11–17.

LAPOUJADE, David. L'altération des mondes. Versions de Philip K. Dick. Paris. Les Éditions de Minuit: 2021. E-book Kindle.

PIGLIA, Ricardo. Crítica y ficción. Barcelona: Anagrama, 2001.

SOURIAU, Étienne. Os diferentes modos de existência. Trad. Walter Romero Menom Júnior. São Paulo: Editora n-1, 2020.

SPINOZA, Benedictus de. Ética. 3. ed. Trad. Tomaz Tadeu. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2017.

Publicado
2022-05-03
Como Citar
Silva, L. C. Q. da. (2022). A ALTERAÇÃO DOS MUNDOS. Eleuthería - Revista Do Curso De Filosofia Da UFMS, 7(12), 302 - 311. https://doi.org/10.55028/eleu.v7i12.13871
Seção
Resenhas