A VERDADE AINDA É RELEVANTE PARA NÓS?

algumas considerações sobre a verdade e a política em Hannah Arendt

Palavras-chave: Hannah Arendt. Política. Verdade. Opinião. Fake news.

Resumo

A crítica de Hannah Arendt à relação entre verdade racional e política é bastante conhecida. Em suma, a sua divergência com o tradicional pensamento político, sobretudo com Platão, diz respeito ao caráter despótico do conceito de verdade, e como ele pode ser controverso se levarmos em conta a política e os assuntos humanos. Apesar disso, Arendt publicou em 1967 um artigo intitulado Verdade e política, onde defendeu a relevância em preservar a verdade concernente aos fatos: uma categoria essencial para o âmbito público. Admitindo juntamente com Richard Bernstein a atualidade do pensamento arendtiano, o objetivo desse artigo é discutir, primeiramente, a diferença entre a verdade racional e a verdade fatual; em seguida, trabalharemos a oposição entre verdade e opinião; e, por fim, nossa intenção é discutir essas categorias à luz da nossa experiência política mais recente, a saber: o fenômeno das fake news e a pandemia de COVID-19.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Indi Nara Corrêa, Universidade de Brasília

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Filosofia, na linha Ética, Filosofia Política e Filosofia da Religião, pela Universidade de Brasília. Graduada no curso de bacharelado em Filosofia pela Universidade de Brasília (2014/2018). Integrante do Grupo de Pesquisa Ética e Filosofia Política do Departamento de Filosofia. Desenvolveu, entre os anos de 2015 a 2018, Projeto de Iniciação Científica (PIBIC), sob orientação da Professora Drª Maria Cecília Pedreira de Almeida. Possui interesse pela Filosofia Moderna, Contemporânea e Ética e Filosofia Política.

Referências

ALMEIDA, Maria Cecília Pedreira de. Democracia e Intolerâncias: uma análise das relações entre verdade e política em Hannah Arendt. In: Democracia e Representação: Limites e Horizontes. Organizadores: Luiz Paulo Rouanet, Marco Antônio Sousa Alves e Maria Cecília Pedreira de Almeida. Belo Horizonte: Editora Expert, 2021.

ALVES, Marco Antônio Sousa. A política do nós contra eles: a democracia em risco na contemporaneidade. In: Democracia e Representação: Limites e Horizontes. Organizadores: Luiz Paulo Rouanet, Marco Antônio Sousa Alves e Maria Cecília Pedreira de Almeida. Belo Horizonte: Editora Expert, 2021.

ALVES, Marco Antônio Sousa; MACIEL, Emanuella Ribeiro Halfeld. O fenômeno das fake news: definição, combate e contexto. Revista Internet e sociedade. n. 1, v. 1, páginas 144 a 171, janeiro/2020.

ARENDT, Hannah. A condição humana. 12ª edição 2ª reimpressão. Rio de janeiro: editora Forense Universitária, 2015.

ARENDT, Hannah. A Promessa da política. Organização e introdução: Jerome Kohn. Tradução: Pedro Jorgensen Jr. Revisão técnica: Eduardo Jardim. 6ª edição. Rio de Janeiro: Difel, 2016a.

ARENDT, Hannah. Lições sobre a filosofia política de Kant. Trad. André Duarte. Rio de

Janeiro: Relume-Dumará, 1993.

ARENDT, Hannah. Sobre a humanidade em tempos sombrios. In: Homens em tempos sombrios. 1ª reimpressão. São Paulo: Companhia das letras, 1989.

ARENDT, Hannah. Verdade e política. In: Entre o passado e o futuro. 8ª edição ª reimpressão. São Paulo: perspectiva, 2016b.

BERNSTEIN, R. Why Read Hannah Arendt Now? Cambridge: Polity Press. 2018.

BERNSTEIN, R. Por que ler Hannah Arendt Hoje? Tradução e apresentação de Adriano Correia e Nádia Junqueira Ribeiro. 1ª edição. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2021.

DOURADO, Tatiana Maria Silva Galvão. Fake News na eleição presidencial de 2018 no Brasil. Tese (Doutorado em comunicação) – Faculdade de Comunicação, Universidade Federal da Bahia. Salvador, 2020.

Shackle, Samira. Who are the people who have come to follow wild conspiracy theories about Covid-19? The Guardian. Londres. 08 de abril de 2021. Disponível em: <https://www.theguardian.com/news/2021/apr/08/among-covid-sceptics-we-are-being-manipulated-anti-lockdown>.

Publicado
2022-05-03
Como Citar
Corrêa, I. N. (2022). A VERDADE AINDA É RELEVANTE PARA NÓS?. Eleuthería - Revista Do Curso De Filosofia Da UFMS, 7(12), 81 - 99. Recuperado de https://periodicos.ufms.br/index.php/reveleu/article/view/14648
Seção
Artigos