ESTUDO SOBRE A NOÇÃO DE ESQUECIMENTO NA OBRA DE PAUL RICŒUR
Resumo
O artigo analisa os diferentes aspectos que caracterizam a noção de esquecimento na obra de Paul Ricoeur (2012; 2020). Voltando-se para as obras históricas de Ricoeur, em diálogo com os historiadores, busca-se compreender as nuances e as peculiaridades do seu conceito de esquecimento. Em face desse objetivo, prossegue-se na comparação de duas obras do filósofo, publicadas em 1998 e 2000, respectivamente. Na fase final de sua produção intelectual, Ricoeur introduziu sua concepção de esquecimento com base em suas pesquisas sobre a memória, a psicanálise e a história. O esquecimento, estritamente ligado à memória, é tanto um condicionante como um recurso para a pesquisa histórica. Ao apresentar-se como fator determinante da escrita da história, em Ricoeur, o esquecimento evidencia importantes problemas éticos e políticos.
Downloads
Referências
CHANGEAUX, Jean-Pierre; RICOEUR, Paul. O que nos faz pensar? Lisboa: Edições 70, 1998.
DOSSE, François. A história. Bauru: Edusc, 2003.
DOSSE, François. A história à prova do tempo: da história em migalhas ao resgate do sentido. São Paulo: Editora Unesp, 2001.
DOSSE, François. História e ciências sociais. Bauru: Edusc, 2004.
DOSSE, François. Paul Ricoeur: os sentidos de uma vida (1913-2005). São Paulo: LiberArts, 2017.
DOSSE, François. Renascimento do acontecimento: um desafio para o historiador. Entre Esfinge e Fênix. São Paulo: Editora Unesp, 2013.
ELIAS, Norbert. O processo civilizador, volume1: uma história dos costumes. 2. ed. Rio de Janeiro: Zahar, 2011.
GAGNEBIN, Jeanne Marie. Os impedimentos da memória. Estudos Avançados, v. 34, n. 98, p. 201-218, 2020.
GAGNEBIN, Jeanne Marie. Uma filosofia do cogito ferido: Paul Ricoeur. Estudos Avançados, v. 11, n. 30, p. 261-272, 1997.
GINZBURG, Carlo. O fio e os rastros. Verdadeiro, falso, fictício. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.
HARTOG, François. Regimes de historicidade: presentismo e experiências do tempo. Belo Horizonte: Autêntica, 2013.
HEIDEGGER, Martin. Ser e tempo. 4 ed. Petrópolis: Vozes, 2009.
RENZIKOWSKI, Joachim. Pena e direito penal em Kant: nove teses. Revista do Instituto de Ciências Penais, v. 7, n. 1, p. 1-23, 2022.
RICOEUR, Paul. A memória, a história, o esquecimento. Campinas: Editora da Unicamp, 2020.
RICOEUR, Paul. Ricordare, dimenticare, perdonare. Bologna: Società Editrice Il Molino, 2012.
RICOEUR, Paul. Tempo e narrativa. Tomo I. Campinas: Papirus, 1994.
ROLLEMBERG, Denise. Resistência: memória da ocupação nazista na França e na Itália. São Paulo: Alameda Editorial, 2016.
SILVA, Helenice Rodrigues da. “Rememoração”/comemoração: as utilizações sociais da memória. Revista Brasileira de História, v. 22, n. 44, p. 425-438, 2002.
SOARES, Martinho. Ricoeur e os clássicos: tempo, narrativa e memória. In: PORTOCARRERO, Maria Luísa; BEATO, José (Org.). Paul Ricoeur em Coimbra: recepção filosófica da sua obra. Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra, 2016, p. 157-193.
TODOROV, Tzvetan. Los abusos de la memoria. Barcelona: Paidós, 2000.
TRAVERSO, Enzo. Melancolia de esquerda: marxismo, história e memória. Belo Horizonte: Âyiné, 2022.
TRAVERSO, Enzo. O passado, modos de usar: história, memória e política. Lisboa: Edições Unipop, 2012.
UMBELINO, Luís António. O que nos faz pensar: Paul Ricoeur na Escola do Biranismo. In: PORTOCARRERO, Maria Luísa; BEATO, José (Org.). Paul Ricoeur em Coimbra: recepção filosófica da sua obra. Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra, 2016, p. 63-79.
Copyright (c) 2022 Rodrigo Augusto de Souza
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Todos os trabalhos que forem aceitos para publicação, após o devido processo avaliativo, serão publicados sob uma licença Creative Commons, na modalidade Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International Public License (CC BY-NC-ND 4.0). Esta licença permite que qualquer pessoa copie e distribua a obra total e derivadas criadas a partir dela, desde que seja dado crédito (atribuição) ao autor / à autora / aos autores / às autoras.