FILOSOFIA E ATENÇÃO

o desafio do ensino de Filosofia a partir de um diálogo com Simone Weil

Palavras-chave: Atenção. Ensino de Filosofia. Rancière. Simone Weil.

Resumo

Pensar o ensino da Filosofia não é tarefa fácil, pois implica responder previamente a algumas questões fundamentais, a saber, O que é a Filosofia? Qual a diferença entre filosofia e filosofar? Qual a diferença entre professor de filosofia e filósofo? E por fim, o que e como ensinar? Começo, neste artigo, por uma contextualização que nos permite transcorrer as primeiras questões e pontuá-las brevemente. Num segundo momento, exploro a relação entre educação e filosofia, tomando o conceito de atenção como mediador. Farei isso a partir de um diálogo com Simone Weil. No terceiro momento concentro-me na relação entre atenção, emancipação e liberdade, com o propósito de clarificar o desafio do ensino de filosofia em sala de aula. Concluo que Simone Weil é uma referência de contraponto crucial para para pensar o ensino de filosofia como exercício e prática de atenção. 

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Biografia do Autor

Marta Nunes da Costa, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Possui doutorado em Ciência Política - New School for Social Research (2006) com uma tese intitulada 'Redefining Individuality - Reflections on Kant, Adorno and Foucault'. A sua tese foi publicada em 2011 pela Húmus Editora (Portugal). As suas áreas de especialização são Ética, História da Filosofia Política, Teoria Política e Teorias da democracia. É professora adjunta da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, onde ministra aulas de graduação do curso de Filosofia da Faculdade de Ciências Humanas, e aulas de pós-graduação no âmbito do Mestrado Profissional em Filosofia. É Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação de Filosofia da Unioeste. É professora permanente do Programa de Pós-Graduação de Ensino de Ciências na UFMS. É líder do grupo de pesquisa "Grupo de Estudos Democráticos" (CNPQ). É membro do Comité Gestor do Prof-Filo Nacional. Foi presidente da Comissão de Ética. É coordenadora do Mestrado Profissional em Filosofia da UFMS. Atualmente desenvolve um projeto de pesquisa intitulado Ideologia, Ciência e Educação. Publicou recentemente o livro intitulado Despotismos Democráticos (LiberArs, 2021) e Democratic Despotisms (Cambridge Scholars, 2022). É membro do Centro Rethinking Europe (Ghent).

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Publicado
2024-08-06
Como Citar
Rios Alves Nunes da Costa, M. (2024). FILOSOFIA E ATENÇÃO. Eleuthería - Revista Do Mestrado Profissional Em Filosofia Da UFMS, 8(15), 173 - 187. https://doi.org/10.55028/eleu.v8i14.18955
Seção
Dossiê Temático