A FUNÇÃO DOS SENTIMENTOS PROFUNDOS E O SENTIMENTO DO ABSURDO NA REFLEXÃO EXISTENCIAL DE ALBERT CAMUS.

  • Alberto Luiz Silva de Oliveira Universidade Federal de Uberlândia
Palavras-chave: absurdo, metafísica, nostalgia, existência

Resumo

Este trabalho tem como objetivo apresentar a dinâmica entre a noção de sentimentos profundos e o sentimento do absurdo na reflexão existencial de Albert Camus. Tendo em vista que o absurdo é um dos conceitos de maior relevo na obra existencial de Camus, encontramos algumas questões que convergem para o entendimento da dinâmica entre consciência e mundo, que se apresentam na obra como um elemento indispensável para compreender como o autor argelino ilustra a condição humana e a ideia de unidade com o mundo. Na tentativa de elucidar essas questões, este trabalho irá estabelecer um diálogo com a bibliografia fundamental do autor sobre o tema, assim como com obras de comentadores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AMER, Henry. Le mythe de Sisyphe. In: BLANCHOT, Maurice; GALLIMARD, Michel; HERIAT, Philippe; et al. Hommage à Albert Camus (1913-1960). Paris: Gallimard, 1960. p. 50-60. (La Nouvelle Revue Française, n° 87).
BERNARDO, Carlos Eduardo. Humanae absurdum: a imagem do humano na obra de Albert Camus. São Paulo: Appris, 2023.
CAMUS, Albert. O mito de Sísifo. Tradução de Ari Roitman e Paulina Wacht. Rio de Janeiro: Record, 2018a.
CAMUS, Albert. A inteligência e o cadafalso. Tradução de Manuel da Costa Pinto e Cristina Murachco. São Paulo: Record, 2018b.
Camus, Albert. O avesso e o direito. tradução Valerie Rumjanek. ed. Rio de Janeiro: Record, 2020.
CHRISOSTOMO, Gustavo Henrique. O absurdo como propedêutica à revolta em Albert Camus. 2023.
Todd, Olivier. Albert Camus: uma vida. Tradução de Mônica Stahel. Rio de Janeiro: Record, 1998.
Publicado
2025-11-14
Como Citar
Luiz Silva de Oliveira, A. (2025). A FUNÇÃO DOS SENTIMENTOS PROFUNDOS E O SENTIMENTO DO ABSURDO NA REFLEXÃO EXISTENCIAL DE ALBERT CAMUS. Eleuthería - Revista Do Mestrado Profissional Em Filosofia Da UFMS, 9(17), 48-67. https://doi.org/10.55028/eleu.v9i17.21761
Seção
Artigos