ENSAIOS NO FEMININO

Palavras-chave: Ensaios no feminino. Patricardo. Mulheres-filósofas.

Resumo

Em seu Ensaios no feminino, Marta Nunes da Costa ensaia sobre uma ausência na Filosofia e busca compreendê-la: a ausência das mulheres. Nessa busca, Nunes da Costa se encontra com categorias específicas, as mesmas que os movimentos feministas encontram em outros espaços culturais e sociais, naquilo que se refere às mulheres. Trata-se das categorias de invisibilidade; patriarcado; violência e desigualdade. Dá a ver que a Filosofia não é um campo assim tão distinto dos demais, como se gostaria de supor, afinal trata-se de um espaço de suposto uso da razão esclarecida. São ensaios que repensam e reconstroem criticamente nossa herança filosófica, social e política e que questionam: por que, apesar de os movimentos feministas que alcançaram reconhecimento pela dignidade das mulheres, as mulheres-filósofas ainda estão nas margens da discussão filosófica dominante?

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ester Maria Dreher Heuser, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Professora-pesquisadora Associada da UNIOESTE, Campus Toledo (PR), no curso de Filosofia - Licenciatura, Mestrado e Doutorado (Linha: Ética e Filosofia Política). Pesquisa, publica e leciona em torno da Filosofia de Deleuze e seus intercessores; da Filosofia Política de Rancière; Filosofia da Educação e do Ensino de Filosofia. Interessa, sobretudo, ocupar-se das variações e possibilidades de modos de existência que desafiam a lógica da identidade, da representação e do juízo e que afirmam o devir, a invenção e a transcriação. Participa da Rede de Pesquisa "Escrileituras da diferença em filosofia-educação" ; do Grupo de Pesquisa da UNIOESTE Ética e Filosofia Política/CNPq. Graduada em Filosofia (Licenciatura - 1998) e mestre em Educação nas Ciências, área Filosofia (2002), pela UNIJUÍ e doutora em Educação, linha de pesquisa Filosofia da diferença e educação (2008), pela UFRGS.

Referências

NUNES DA COSTA, Marta. Ensaios no feminino. São Paulo: LiberArs, 2018.

Publicado
2018-09-17
Como Citar
Heuser, E. M. D. (2018). ENSAIOS NO FEMININO. Eleuthería - Revista Do Curso De Filosofia Da UFMS, 3(4), 107 - 114. Recuperado de https://periodicos.ufms.br/index.php/reveleu/article/view/6674
Seção
Resenhas