SÃO MANUEL BUENO, MÁRTIR: O HOMEM SACRO EM UMA VIDA DESPROVIDA DE FÉ E FUTURO

  • Luiz Raposo Universidade Metodista de São Paulo (UMESP)
  • Fransmar Costa Lima Universidade Metodista de São Paulo (UMESP)

Resumo

O presente artigo tem como objeto uma análise da novela de Miguel de Unamuno, “São Manuel Bueno, Mártir”. Dom Manuel, personagem fictícia, pároco de um pequeno vilarejo que se vê diante de grande dilema: a perda da fé e confiança no porvir. Nesta jornada, Unamuno aproveita para tocar em assuntos de grave importância atual, tais como a questão do suicídio, o porquê do existir e a existência de um Deus supremo. Neste artigo, buscou-se compreender as inquietações e motivações de Dom Manuel, trazendo para este discurso personagens de outros autores e outras histórias, para um aprofundamento na compreensão das motivações humanas e da importância do sentido da vida.
Palavras-chave: Fé, porvir, suicídio, existência, Unamuno.

 

Referências

CAMUS, Albert. O mito de Sísifo, ensaio sobre o absurdo. Lê Livros, 2018.

DOSTOIEVSKI, Fiodor Mikhailovitch. Crime e Castigo. São Paulo: Editora Abril, 2004.

ECO, Umberto; MARTINI, Carlo Maria. Em que crêem os quais não crêem? Um diálogo sobre a ética no fim do milênio. Rio de Janeiro: Record, 1999.

HOLLINGSWORTH, Catherine Ann. Theological existentialism in San Manuel Bueno, Mártir. 247f. Dissertação de Doutorado em Filosofia, Wayne State University, Detroit, Michigan, 2013.

MANCING, Howard. The lessons of San Manuel Bueno, mártir. MLN - The Johns Hopkins University Press, n.121, 343-366, 2006.

MELO, Lucas Gilnei Pereira de. São Manuel Bueno, mártir: a hagiografia de um santo sem fé. Revista Espaço Acadêmico, n.120, ed. Especial, p.167-174, 2011.

NIETZSCHE, Frederico. Assim falava Zaratustra. São Paulo: Hemus, 2002.

UNAMUNO, Miguel de. São Manuel Bueno, mártir. São Paulo: L&PM Pocket, 1999.

SARTRE, Jean-Paul. O existencialismo é um humanismo. São Paulo: Abril Cultural, 1984.

______. Entre quatro paredes. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2005.

Publicado
2018-12-01
Seção
Artigos