MARX E O FETICHE DA MERCADORIA: CONTRIBUIÇÃO À CRÍTICA DA METAFÍSICA

Palavras-chave: Marx. Capital. Mercadoria. Fetiche. Metafísica.

Resumo

É justamente sobre essa difícil e espinhosa Primeira Seção, intitulada “Mercadoria e dinheiro”, d'O Capital, que o livro de Jadir Antunes se debruça. O livro Marx e o fetiche da mercadoria: contribuição à crítica da Metafísica é resultado de 20 anos de estudos e pesquisas dedicados ao pensamento econômico e filosófico. A proposta do livro de Antunes é desvendar o problema em torno da mercadoria dinheiro e, nessa empreitada, apresenta uma interpretação filosófica d ́O Capital, demonstrando que a crítica de Marx não é apenas à Economia Política, mas, fundamentalmente, uma crítica à Metafísica.

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Biografia do Autor

Carlos Prado, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Desde 2015 é professor do curso de História da Faculdade de Ciências Humanas (FACH) da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Possui graduação em História pela Universidade Católica Dom Bosco (2005), Mestrado em Filosofia pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2010) e Doutorando em História pela Universidade Federal Fluminense. É professor das disciplinas de Teorias e Metodologias da História, coordena o Projeto de Pesquisa ?Teorias da História no século XX: os historiadores e os desafio da escrita da história?, é membro do Laboratório de Estudo e Pesquisa em História das Américas (LEPHA) e do Grupo de Pesquisa Marx e a Filosofia Política.

Referências

ANTUNES, Jadir. Marx e o fetiche da mercadoria: contribuição à crítica da metafísica. Jundiaí: Paco Editorial, 2018, 408p.

Publicado
2019-01-30
Como Citar
Batista Prado, C. (2019). MARX E O FETICHE DA MERCADORIA: CONTRIBUIÇÃO À CRÍTICA DA METAFÍSICA. Eleuthería - Revista Do Mestrado Profissional Em Filosofia Da UFMS, 3(5), 115 - 118. Recuperado de https://periodicos.ufms.br/index.php/reveleu/article/view/7605
Seção
Resenhas