IMAGINARY IDENTIFICATION AND NEO-PENTECOSTALISM BRAZILIANISH

Authors

Keywords:

Psychoanalysis.Religion. Identification. Neo-Pentecostalism.

Abstract

The present paper in a broad sense addresses the relations between Psychoanalysis and the field of religion, something much discussed in the history of the psychoanalytic movement and in the same measure charged with tension. We articulate the fundamental concept of identification within Psychoanalysis intending our reflection to religious identifications. We highlight two levels of representations that are intertwined in these identity formations: a hard core (or rigid) and another adjacent core (overdeterminations). Due to its actuality, there is a certain emphasis on the identity constructions related to the religious phenomenon called Neo-Pentecostalism and the role played by the "leader/manager" of these bonds. The aim of this work is to contribute to the psychoanalytic, philosophical and political debate on the constitution of identity in its various forms.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

  • Alexandre Starnino, Universidade Estadual de Campinas

    Desenvolve pesquisas nas seguintes áreas: Epistemologia da Psicologia e da Psicanálise, Filosofia Social e Política. Investiga os modelos explicativos da gênese conceitual e as estratégias de fundamentação na psicologia e na psicanálise. Articula os desdobramentos da intersecção entre a Psicanálise e a Filosofia social e Política, e as respectivas consequências com a clínica psicanalítica; em especial Jacques Lacan e a teoria do discurso de Ernesto Laclau. Atualmente é doutorando na Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP e tem sua pesquisa vinculada a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado e São Paulo (FAPESP). É graduado em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ, mestre em Filosofia pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP. Sua pesquisa de mestrado se concentrou em estabelecer uma compreensão formal das relações de identidade e de reconhecimento - tanto individual quanto coletivo - em sua relação com a linguagem e discurso, sobretudo fundamentando-se nos desenvolvimentos teóricos de Jacques Lacan e Ernesto Laclau. O percurso do mestrado se construiu com desenvolvimento internacional da pesquisa por meio de um período sanduíche na Université Paris VII - UFR Étude Psychanalytiques, e na na École Doctorale Science Po de Paris, com apoio da FAPESP. É integrante do Projeto de pesquisa intitulado "A constituição do sujeito a partir das relações de identificação. Uma abordagem entre a filosofia kantiana e a psicanálise freudo-lacaniana". Em 2018 juntamente com o Professor Daniel Omar Perez participou da organização do livro "Por que nos identificamos", Editora CRV, Curitiba.

  • Daniel Omar Perez, Universidade Estadual de Campinas

    Professor de filosofia na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), pesquisador PQ 1D no CNPQ com pesquisas sobre o sujeito e a linguagem e a sensibilidade a partir de Kant. Atualmente a pesquisa aborda a relação entre estrutura da proposição e a natureza humana (antropologia). Também desenvolve um projeto sobre A constituição do sujeito a partir das relações de identificação (filosofia e psicanálise).O trabalho de pesquisa se concentra na questão de como nos constituímos a nós mesmos tanto individual quanto coletivamente como sujeitos. Abordam-se fenômenos como massa, povo, coletivo, relações amorosas e situações diagnosticadas no espectro do autismo. Em 2012 realizou um estágio de pós-doutorado na Bonn Universität (ALEMANHA) onde desenvolveu parte do projeto sobre antropologia em Kant e avançou na tradução das Reflexões de Antropologia de Kant iniciada em 2008. No ano de 2007 realizou outro estágio de pós-doutorado na Michigan State University (EEUU) com o apoio da Capes onde trabalho na antropologia pragmática de Kant e na organização do livro Kant in Brazil com Frederick Rauscher. Concluiu o doutorado em 2002 com a tese Kant e o problema da significação e o mestrado em 1996 com a dissertação Significação dos conceitos e solubilidade dos problemas (acerca do esquematismo transcendental na Crítica da razão pura de Immanuel Kant como procedimento de doação de sentido aos conceitos), ambas na Universidade Estadual de Campinas (BRASIL) com o apoio da Capes. Obteve o título de licenciado em filosofia em 1992 na Universidade Nacional de Rosario (ARGENTINA). Publicou artigos científicos em revistas nacionais e internacionais, livros e capítulos de livros s sobre filosofia e psicanálise. Entre suas publicações podemos contar Kant e o problema da significação (Editora Champagnat, 2008); O Inconsciente: onde mora o desejo (Civilização Brasileira, 2012); Ontologia sem espelhos. Ensaio sobre a realidade (CRV, 2014), Sentimentos em conflito (Editora PHI, 2019), O pêndulo de Epicuro (CRV, 2019, publicado também na França pela Editora Harmattan). Orientou numerosas pesquisas no nível de iniciação científica, trabalho de conclusão de curso de graduação, especialização, mestrado e doutorado na área de filosofia e de psicanálise. É membro da Sociedade Kant Brasileira. Também tem formação como psicanalista a partir de 1990 na Argentina.

References

ALVES, Rubens. O enigma da Religião. São Paulo: Papiros, 2007.

ALVES, Rubens. O que é religião. São Paulo: Loyola, 1999.

FREUD, Sigmund. O futuro de uma ilusão. Rio de Janeiro: Imago, 2006 [1927].

FREUD, Sigmund. Um estudo autobiográfico. Edição Standard Brasileira das Obras Psicológicas Completas de Sigmund Freud, Vol. 20). Rio de Janeiro: Imago. (1976[1925/26]).

FREUD, Sigmund. A interpretação dos sonhos. Rio de Janeiro: Imago, 2001[1900].

FREUD, Sigmund. Obras Completas – Totem e tabu e outros trabalhos. V. 13. Rio de Janeiro: Imago, 2006b [1913/14].

FREUD, Sigmund. Obras Completas – Psicologia das massas e outros textos. V. 15. São Paulo: Cia das Letras, 2011 [1921].

FREUD, Sigmund. Três ensaios sobre a teoria da sexualidade. In: Edição Standard Brasileira das Obras Psicológicas Completas de Sigmund Freud, Vol. VII. Rio de Janeiro: Imago, 1996 [1905].

FREUD, Sigmund. Moisés e o monoteísmo. In: Edição Standard Brasileira das Obras Psicológicas Completas de Sigmund Freud. V. 23. Rio de Janeiro: Imago, 2006a. [1939]

LACAN, Jacques. Escritos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1998.

LACAN, Jacques. O seminário, Livro 5 – As formações do inconsciente. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1999.

LACAN, Jacques. O seminário, Livro 16 – De um Outro ao outro. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2008.

LACAN, Jacques. Le séminaire XIX: L´identification. http://staferla.free.fr/ (1961-1962).

LACLAU, Ernesto. A razão Populista. São Paulo: Três Estrelas. 2013.

LAPLANCHE, J. PONTALIS, J.B. Vocabulário da Psicanálise. 2°ed. São Paulo: Martins Fontes, 2001.

PEREZ D. O.; STARNINO, A. A. G. (Org.). Por que nos identificamos? Curitiba: CRV, 2018.

SAFATLE, V. (Org.) O circuito dos afetos: Corpos políticos, desamparo e o fim do indivíduo. São Paulo: Editora Cosac Naify, 2016.

STARNINO, A. Sobre Identidade e identificação em Psicanálise: um estudo a partir do Seminário IX de Jacques Lacan. Curitiba/UFPR: Revista Dois Pontos, 2016.

STARNINO, A. Entre o couro e a carne: Jacques Lacan e questão da identidade e identificação. Dissertação – Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2018.

STARNINO, A. Freud, Lacan e Laclau: o entroncamento ardiloso entre discurso, pulsão e gozo. Voluntas, v.11, n.1, p. 432-453, 2020.

STARNINO, A. PEREZ, D. O. O estatuto político do significante vazio: identidade coletiva, psicanálise e política. Rev. Filos., Aurora, Curitiba, v. 33, n. 58, p. 84-104, jan./abr. 2021. https://doi.org/10.7213/1980-5934.33.058.DS05

Published

2021-07-15

Issue

Section

Artigos

How to Cite

STARNINO, Alexandre; OMAR PEREZ, Daniel. IMAGINARY IDENTIFICATION AND NEO-PENTECOSTALISM BRAZILIANISH. Eleuthería - Revista do Curso de Filosofia da UFMS, [S. l.], v. 6, n. 10, p. 271–285, 2021. Disponível em: https://periodicos.ufms.br/index.php/reveleu/article/view/12710. Acesso em: 20 feb. 2026.