Discourses on the scope and nature of University Education

Conhecimento geral visto como uma Filosofia

Authors

DOI:

https://doi.org/10.55028/eleu.v9i17.22283

Keywords:

Fragmentação do Conhecimento, Universidade, Filosofia, John Newman

Abstract

O Discurso V de John Henry Newman, intitulado "Conhecimento Geral Visto como uma Filosofia", apresenta uma defesa da educação universitária como uma busca por conhecimento integrado e completo. Newman critica a fragmentação e o utilitarismo no ensino superior e propõe uma visão em que o conhecimento geral – visto como uma filosofia unificadora – é essencial para equilibrar as diversas ciências e disciplinas acadêmicas.

Neste discurso, Newman argumenta que todas as áreas do conhecimento são interdependentes e que a ausência de uma disciplina central, como a Teologia, resulta em uma formação caótica e desequilibrada. Ele enfatiza que a verdadeira missão da universidade é cultivar todas as ciências de modo harmônico, desenvolvendo o intelecto, a crítica, e a capacidade de julgar, além de ensinar habilidades práticas. Para ele, a universidade é "a mansão da boa família das ciências", onde todas as disciplinas coexistem como irmãs, apoiando-se mutuamente na busca pela verdade.

O texto traduzido oferece uma reflexão valiosa para o debate contemporâneo sobre o papel das universidades, destacando a importância de uma formação que vá além das exigências do mercado e promova um entendimento abrangente da realidade.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

  • Victor Hugo de Oliveira Marques, Universidade Católica Dom Bosco

    Doutor pelo Programa de Pós-Graduação Desenvolvimento Local na Universidade Católica Dom Bosco (2020). Mestre em Filosofia pela Universidade Federal de Goiás (2012). Especialista em Salesianidade (2020).Especialista em Filosofia e Existência pela Universidade Católica de Brasília (2011). Licenciado em Filosofia pela Universidade Católica Dom Bosco (2006). Bacharel em Teologia pelo Instituto de Filosofia e Teologia de Goiás (2010). Atualmente é Coordenador e docente do cursos de Licenciatura e Bacharelado em Filosofia, ambos pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB). Professor colaborador do Mestrado Profissional em Filosofia pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul. Pesquisador do Laboratório de Ética e Cuidado (LABEC) pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia. Orientador do Projeto de Iniciação de Científica (PIBIC). Membro da Associação Brasileira de Filosofia da Religião. Membro da Fellowship of Anglican Scholars of Theology. Orienta e tem interesse nos temas: Fenomenologia (Husserl e Heidegger), Hermenêutica (Gadamer), Filosofia e Desenvolvimento, Epistemologia Analítica da Religião e Teologia Filosófica.

References

A edição usada da obra é uma versão digitalizada: E-Texts for Victorianists e tem como editor o Dr. Alfred J. Drake. A obra digitalizada foi editada por James Duffy, em Dublin, de 1852 e a data de sua digitalização é 20 de dezembro de 2001 e está disponível nos ambientes virtuais (informações oferecidas pelo editor A. J. Drake). O texto foi traduzido de maneira a preservar a essência e o significado das ideias de Newman, ao mesmo tempo em que se busca uma linguagem acessível e fluente, facilitando a compreensão do discurso e tornando-o mais acessível a um público contemporâneo. Este critério de tradução visa garantir que as reflexões profundas de Newman sobre a educação universitária e a natureza do conhecimento sejam transmitidas de forma clara e compreensível, permitindo que suas ideias continuem a inspirar e influenciar o pensamento educacional atual.

Published

2025-11-14

Issue

Section

Traduções

How to Cite

MACIEL VIEIRA, João Victor. Discourses on the scope and nature of University Education: Conhecimento geral visto como uma Filosofia. Eleuthería - Revista do Mestrado Profissional em Filosofia da UFMS, [S. l.], v. 9, n. 17, p. 166–184, 2025. DOI: 10.55028/eleu.v9i17.22283. Disponível em: https://periodicos.ufms.br/index.php/reveleu/article/view/22283. Acesso em: 31 jan. 2026.