THE DIALECTIC OF CAPITAL AS A CRITIQUE OF IDEALISM

  • Viviane Bonfim Fernandes Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Keywords: Dialectics. Capital. Idealism.

Abstract

O presente artigo faz uma reflexão da relação entre Marx e Hegel, e sobre quais críticas ele tece ao idealismo hegeliano. A questão a ser vista diz respeito a em que medida Marx mesmo criticando o idealismo foi capaz de usar o método dialético que consiste em elevar-se do abstrato ao concreto. Porém, como o próprio Marx anunciou no Posfácio da segunda edição d'O Capital, ele inverte a dialética de Hegel, essa seria então a grande divergência metodológica entre eles. Deste modo, trataremos da relação entre Hegel e Marx no que diz respeito a inversão aplicada por Marx ao método dialético e ao começo da ciência segundo Hegel. Para isso, discutiremos a abordagem de Hegel quanto ao começo científico, de onde Marx extrai o seu método de exposição, para depois discutirmos sobre o método dialético de elevar-se do abstrato ao concreto no intuito de melhor compreender o ponto de partida abstrato e como Marx inverte a dialética de Hegel.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Viviane Bonfim Fernandes, Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Doutora em Filosofia pela Universidade Federal da Bahia e pós-doutoranda em Sociedade, Cultura e Fronteiras pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

References

BENOIT, Hector. Da lógica com um grande “L’’ à lógica de O Capital. In: Marxismo e Ciências Humanas, FAPESP/Cemarx, IFCH-UNICAMP, São Paulo, 2003.

FAUSTO, Ruy. Marx: Lógica e Política / Investigação para uma reconstituição do sentido da dialética. - Tomo III. São Paulo : Ed. 34, 2002.

GRESPAN, Jorge. O negativo do capital: o conceito de crise na crítica de Marx à economia política. - 2ª ed. - São Paulo : Expressão Popular, 2012.

HEGEL. Ciencia de la Lógica. [tradução direta do alemão Augusta e Rodolfo Mondolfo] Volume I e II. Buenos Aires: Libreria Hachette S.A, 1956.

HEGEL. Ciência da lógica: (excertos). [seleção e tradução Marco Aurélio Werle] São Paulo : Barcarolla, 2011.

HYPPOLITE, Jean. Studies on Marx and Hegel.[translated, with an Introduction, Notes, and Bibliography, by John O'Neill] New York, Evanston, San Francisco, London : HARPER TORCHBOOKS, 1973.

MARCUSE, Hebert. Razão e Revolução: Hegel e o advento da teoria social. [tradução de Marília Barroso] São Paulo : Paz e Terra, 2004.

MARX, Karl. Grundrisse: manuscritos econômicos de 1857 – 1858 : esboços da crítica da economia política. [tradução de Mário Duayer e Nélio Schneider] São Paulo : Boitempo, 2011.

MARX, Karl. Marx-Engels Correspondence 1858.

In: <http://marx.libcom.org/works/1858/letters/58_01_16.htm> Acessado em 14 de agosto de 2015.

MARX, Karl. O Capital: Crítica da economia política. Livro Primeiro, vol. I, Tomo I, São Paulo: Nova Cultural, 1996. Coleção Os Economistas.

MARX, Karl. Para a crítica da economia política. São Paulo: Nova Cultural, 1999. Coleção Os Pensadores.

MÜLLER, Marcos Luiz. Exposição e Método Dialético em ‘O Capital’. In: Boletim da Sociedade de Estudos e Atividades Filosóficas. Belo Horizonte,1982. v.2, p.17-41.

OLIVEIRA, Manfredo Araújo. Dialética Hoje: lógica, metafísica e historicidade. São Paulo : Loyola, 2004.

RUBIN, Isaac I. A Teoria Marxista do Valor. São Paulo : Polis, 1987.

STACE, W. T. The Philosophy of Hegel: A sistematic expositions. Toronto and London : Dover Publications, 1955.

TAYLOR, Charles. Hegel: sistema, método e estrutura. [tradução de Nélio Schneider] São Paulo : Realizações Editoras, 2014.

ZELENÝ, Jindrich. La Estructura Lógica de El Capital de Marx. México : Ediciones Grijalbo, 1978.

Published
2019-01-30
How to Cite
Bonfim Fernandes, V. (2019). THE DIALECTIC OF CAPITAL AS A CRITIQUE OF IDEALISM. Eleuthería - Revista Do Mestrado Profissional Em Filosofia Da UFMS, 3(5), 77 - 102. Retrieved from https://periodicos.ufms.br/index.php/reveleu/article/view/7603
Section
Artigos