PENSAMENTOS DE QUINTAL

perseverar no sonho e no mito

Palavras-chave: Psicanálise. Etnologia. Mito. Sonho. Pensamento ameríndio.

Resumo

O texto busca apresentar a relação entre sonho e mito tematizando o pensamento selvagem. A teoria dos sonhos e o conceito de inconsciente freudiano admitem uma noção ampliada de pensamento. Algumas concepções de pensamento na filosofia ganham convergência no debate estruturalista. São expostos aspectos da interpretação da obra de Lévi-Strauss, empreendida por Paul Ricoeur, no debate da revista Esprit, visando especialmente La Pensée Sauvage que havia sido publicado com impacto. Igualmente interessa examinar a questão do sujeito acompanhando considerações sobre uma teoria do sentido, da consciência e da história. A réplica de Lévi-Strauss será abordada neste contexto. O advento do Mitológicas, gestado em um debate que evitava estabelecer uma oposição entre etnologia e hermenêutica, coexiste com um crepúsculo das obras canônicas de sonho e mito. Esta obra, ainda pouco explorada, contribui na etnologia de mitos e sonhos ameríndios, assim como para uma renovada concepção da clínica psicanalítica. Uma retomada dos sonhos pode ser propiciada pelo pensamento ameríndio e seus experimentos com sonhos. Este renascimento é motivado pelo Antropoceno, que demanda outros modos de viver.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carlos Estellita-Lins, Fundação Oswaldo Cruz

médico pela UERJ em 1983, mestrado (1993) e doutorado (2001) em Filosofia pelo IFCS/Universidade Federal do Rio de Janeiro (CFCH/IFCS-UFRJ). Pós doutoramento em antropologia social no PPGAS/MN com Viveiros de Castro. Pesquisador na Fiocruz/Fundação Oswaldo Cruz. Atuação em clínica e pensamento.

Referências

AUBIN, David. The Withering Immortality of Nicolas Bourbaki: A Cultural Connector at the Confluence of Mathematics, Structuralism, and the Oulipo in France. Science in Context, v. 10, n. 2, p. 297-342, 1997. DOI: https://doi.org/10.1017/S0269889700002660.

BANIWA, Gersem. Língua, educação e interculturalidade na perspectiva indígena. In: ALBUQUERQUE, Gerson (Org.). Das margens. Rio Branco, Acre: Nepan Editora, 2016, p. 41–56.

BARCELLOS NETO, Aristóteles. A arte dos sonhos – uma iconografia ameríndia. Lisboa: Museu Nacional de Etnologia/Assírio & Alvim, 2002.

BARTOLOMÉ, Miguel A.; BARABAS, Alicia M. Os sonhos e os dias: xamanismo no México atual. Mana, v. 19, n. 1, p. 7-37, 2013. DOI: https://doi.org/10.1590/S0104-93132013000100001.

BORGES, Paulo Humberto Porto. Sonhos e nomes: as crianças guarani. Cadernos Cedes, v. 22, n. 56, p. 53-62, 2002. DOI: https://doi.org/10.1590/S0101-32622002000100004.

CARDOSO, Maria Teresa de Freitas; ESTELLITA-LINS, C. O que há de casa comum? Políticas do luto e diálogo inter-religioso. Atualidade Teológica, v. 24, n. 66, p. 817-848, 2020. DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.ATeo.50722.

CARTAN, Henri. Nicolas Bourbaki and contemporary mathematics. The Mathematical Intelligencer, v. 2, n. 4, p. 175-180, 1980. DOI: https://doi.org/10.1007/BF03028596.

CASSIN, Barbara. Jacques the Sophist: Lacan, Logos, and Psychoanalysis. Trad. Michael Syrotinski. New York: Fordham University Press, 2019.

CLARKE, Bruce. Rethinking Gaia: Stengers, Latour, Margulis. Theory, Culture & Society, v. 34, n. 4, p. 3-26, 2017. DOI: https://doi.org/10.1177%2F0263276416686844.

CORNFORD, Francis MacDonald. Principium sapientiae: the origins of Greek philosophical thought. London: Cambridge University Press, 1952.

D’AGOSTINI, Franca. Analíticos e Continentais. São Leopoldo RS: Unisinos, 2002.

DE MATTOS, Amilton Pelegrino. O sonho do nixi pae: a arte do MAHKU – Movimento dos Artistas Huni Kuin. ACENO Revista de Antropologia do Centro-Oeste, v. 2, n. 3, p. 59-77, 2015. DOI: https://doi.org/10.48074/aceno.v2i3.2521.

DE MATTOS, Amilton Pelegrino; KUIN, Ibã Huni. Escrita da imagem, escrita do corpo, escrita da terra. A Universidade do Movimento dos Artistas Huni Kuin. Anais da ReACT – Reunião de Antropologia da Ciência e Tecnologia, v. 3, n. 3, 2017.

DENNETT, Daniel. Are dreams experiences? Philosophical review, v. 85, n. 2, p. 151-171, 1976. DOI: https://doi.org/10.2307/218372

DESCOLA, Philippe. Par-delà la nature et la culture. Paris: Gallimard, 2005. (Folio essais).

DEVEREUX, George. Reality and Dream: Psychotherapy of a Plains Indian. New York: International Universities Press, 1951.

DUMÉZIL, Georges. Esquisses de Mythologie. Paris: Gallimard, 2003. (Quarto).

ESTELLITA-LINS, Carlos. Mental health, indigenous suicide and shamanism in Brazil. In: KERRIGAN, Philip; BHATTACHARYA, Sanjoy; WADE, Alex; et al. Mental Health: Pasts, Current Trends and Futures. York, UK/Bangalore, India: Orient Blackswan, 2017a, pp. 40-51.

ESTELLITA-LINS, Carlos. Questão do pensamento no pós-estruturalismo a partir de Lévi-Strauss. In: Filosofia Francesa Contemporânea. São Paulo: ANPOF-Associação Nacional de Pós-Graduação em Filosofia, 2017b, pp.120–131. (Coleção XVII Encontro ANPOF).

ESTELLITA-LINS, Carlos. Exfermidade, enfermidade ou experiência de doença: zoonose e antropoceno. O que nos faz pensar, v. 29, n. 47, p. 192-237, 2020. DOI: https://doi.org/10.32334/oqnfp.2020n47a741.

FOUCAULT, Michel. Les mots et les choses. Paris: NRF Éditions Gallimard, 1966.

FREUD, Sigmund. A interpretação dos Sonhos. Trad. Paulo César Souza. 1. ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2019.

GLOWCZEWSKI, Barbara. Devires totêmicos: cosmopolítica do sonho. Trad. Jamille Pinheiro; Abraão Oliveira. São Paulo: n-1 edições, 2015.

GLOWCZEWSKI, Barbara. Desert dreamers. Minneapolis/London: University of Minnesota Press, 2016.

GONÇALVES, Lucila de Jesus Mello. O campo e o capim: investigações sobre o sonhar nos Kamaiurá. Tese de doutoramento em Psicologia Social e do trabalho, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2019.

GRAZZINI, Serena. Der strukturalistische Zirkel. Theorien über Märchen und Mythos bei Propp, Lévi-Strauss, Meletinskij. Wiesbaden: Springer Fachmedien Wiesbaden, 1999.

GUATTARI, Félix. Les trois écologies. Paris: Galilée Paris, 1989.

GUATTARI, Félix. Qu’est-ce que l’écosophie?. 1 ed. Ed. Paris: Nouvelles Éditions Lignes, IMEC, 2014.

HENRIQUE, Fernanda. Por uma onirologia Kaingang: um breve levantamento etnográfico sobre o sonhar. Dissertação de Mestrado em Antropologia Social, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2017.

KING, Pearl; STEINER, Riccardo. The Freud-Klein Controversies 1941-45. London, Amsterdam, Brussels: Routledge, 2005.

KNOLL, Elizabeth. The science of language and the evolution of mind: Max Müller’s Quarrel with Darwinism. Journal of the History of the Behavioral Sciences, v. 22, n. 1, p. 3-22, 1986. DOI: https://doi.org/10.1002/1520-6696(198601)22:1%3C3::AID-JHBS2300220102%3E3.0.CO;2-0.

KOPENAWA, Davi; ALBERT, Bruce. A Queda do Céu: Palavras de um Xamã Yanomami. São Paulo: Editora Schwarcz/Companhia das Letras, 2015.

KRACKE, Waud. Mitos nos sonhos: Uma contribuição amazônica à teoria psicanalítica do processo primário. Anuário Antropológico, v. 9, n. 1, p. 47-65, 1985. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/anuarioantropologico/article/view/6328.

LACAN, Jacques. Subversion du sujet et dialectique du désir dans l’Inconscient freudien. In: Écrits. Paris: Éditions du Seuil, 1966, pp. 793-828.

LATOUR, Bruno. Où atterrir? comment s’orienter en politique. Paris: La découverte, 2017.

LÉVI-STRAUSS, Claude. Pensée Sauvage. Paris: Plon, 1962.

LÉVI-STRAUSS, Claude. Réponses a quelques questions. Esprit, n. 11, p. 628-653, 1963.

LÉVI-STRAUSS, Claude. Mythologiques: Le Cru et le Cuit. Paris: Librairie Plon, 1964. 4v.

LÉVI-STRAUSS, Claude. Mythologiques: Du Miel Aux Cendres. Paris: Plon, 1966. 4v.

LÉVI-STRAUSS, Claude. A Propos de “Lévi-Strauss dans le XVIIIe Siècle”. Cahiers pour l’Analyse, v. 8, 1967. (L’Impensé de Jean-Jacques Rousseau).

LÉVI-STRAUSS, Claude. Mythologiques: L’Origine des manières de Table. Paris: Plon, 1968. 4v.

LÉVI-STRAUSS, Claude. Mythologiques: L’homme Nu. 4v. Paris: Plon, 1971. 4v.

LÉVI-STRAUSS, Claude. Structure and Form: Reflections on a Work by Vladimir Propp. In: LÉVI-STRAUSS, Claude. Theory and History of Folklore. Trad. Ariadna Y. Martin; Richard P. Martin. Minneapolis: University of Minnesota Press, 1984, pp. 167-189.

LINCOLN, Jackson Steward. The dream in primitive cultures. Baltimore: Williams & Willkins Co., 1935.

LIMA, Tânia Stolze. Um peixe olhou para mim: o povo Yudjá e a perspectiva. São Paulo: Unesp, 2005.

LIMULJA, Hanna Cibele. O desejo dos outros: Uma etnografia dos sonhos Yanomami (py a ú toototopi). Tese de Doutorado em Antropologia Social, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2019.

LINCOLN, Jackson Steward. The dream in primitive cultures. Baltimore: Williams & Willkins Co., 1935.

MANIGLIER, Patrice. “De Mauss a Claude Lévi-Strauss”, cinquenta anos depois: por uma ontologia Maori. Cadernos de Campo, v. 22, n. 22, p. 163-179, 2013a. DOI: https://doi.org/10.11606/issn.2316-9133.v22i22p163-179.

MANIGLIER, Patrice. Manifesto para um comparatismo superior em filosofia. Veritas, v. 58, n. 2, p. 226-271, 2013b. DOI: https://doi.org/10.15448/1984-6746.2013.2.16645.

MANIGLIER, Patrice; WORMS, Frédéric. Le moment philosophique des années 1960 en France. Paris: PUF, 2011.

MOSER, Keith. The Encyclopedic Philosophy of Michel Serres: Writing the Modern World and Anticipating the Future. Hephzibah, USA: Anaphora Literary Press, 2016.

NATHAN, Tobie. L’influence qui guérit. Paris: Odile Jacob, 1994.

NATHAN, Tobie. La nouvelle interprétation des rêves. Paris: Odile Jacob, 2011.

NATHHORST, Bertel. Formal or Structural Studies of Traditional Tales: The Usefulness of Some Methodological Proposals Advanced by Vladimir Propp, Alan Dundes, Claude Levi-Strauss and Edmund Leach. Stockholm: Almqvist & Wiksell / University of Stockholm, 1969.

NOIRÉ, Ludwig. Max Müller und die Sprach-Philosophie. Mainz: Victor von Zabern Verlag, 1879.

OTERO DOS SANTOS, Júlia. Vagares da Alma: elaborações ameríndias acerca do sonhar. Dissertação de Mestrado em Antropologia Social, Universidade de Brasília – UNB, Brasília, DF, 2010.

PETERSON, Eric E.; LANGELLIER, Kristin M. The performance turn in narrative studies. Narrative Inquiry, v. 16, n. 1, p. 173-180, 2006. DOI: https://psycnet.apa.org/doi/10.1075/ni.16.1.22pet.

PROPP, Vladimir Yakovlevich. Theory and History of Folklore. Trad. Ariadna Y. Martin; Richard P. Martin. Minneapolis: University of Minnesota Press, 1984. (Theory and History of Literature, 5).

PROPP, Vladimir Yakovlevich. The Russian folktale. Trad. Sibelan Forrester. Michigan: Wayne State University Press, 2012.

RICOEUR, Paul. Structure et herméneutique. Esprit, n. Novembre, 11, p. 596-627, 1963. (« La pensée sauvage » et le structuralisme).

RIVERS, W.H. Rivers. Conflict and Dream. London & New York: Kegan Paul, Trench, Trubner & Co. Ltd. / Harcourt, Brace & Co. Inc., 1923.

RODRIGUES, Thamara. Outros modos de pensar e sonhar: A experiência onírica em Reinhart Koselleck, Ailton Krenak e Davi Kopenawa. Revista de Teoria da História, v. 23, n. 1, p. 152-177, 2020.

ROMERO, Fanny Longa. Corpo, sangue e território em Wounmaikat (Nossa Mãe Terra): Uma etnografia sobre violência e mediações de alteridades e sonhos entre os wayuu na Colômbia e na Venezuela. Tese de Doutorado em Antropologia Social, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2010a.

ROMERO, Fanny Longa. Ajapüjawa (Espírito do Sonho) em rituais de Morte e Vingança Wayuu. Espaço Ameríndio, v. 4, n. 2, p. 117-146, 2010b. DOI: https://doi.org/10.22456/1982-6524.17108.

RUWET, Nicholas. Linguistique et sciences de l’homme. Esprit, n. Novembre, 11, p. 564-579, 1963.

SEGAL, Robert A. Friedrich Max Müller on Religion and Myth. Publications of the English Goethe Society, v. 85, n. 2-3, p. 135-144, 2016. DOI: https://doi.org/10.1080/09593683.2016.1224513.

SERRES, Michel. O Contrato Natural. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1991.

SERRES, Michel. Filosofia mestiça. Le Tiers-Instruit. Trad. Maria Ignez Duque Estrada, Eveline Jacobs. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1993.

SERRES, Michel. Polegarzinha. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2013.

SHIRATORI, Karen Gomes. O Acontecimento Onírico Ameríndio: O tempo desarticulado e as veredas dos possíveis. Dissertação de Mestrado em Antropologia Social, Museu Nacional, PPGAS-UFRJ, Rio de Janeiro, 2013.

SHIRATORI, Karen Gomes. O olhar envenenado: da metafísica vegetal Jamamadi (médio Purus, AM). Tese de Doutorado em Antropologia Social, Museu Nacional, PPGAS-UFRJ, Rio de Janeiro, 2018.

SIBERTIN-BLANC, Guillaume. Deleuze et L’Anti-Oedipe. La Production du Désir. Paris: PUF, 2019.

TIE YANO, Ana Martha. A fisiologia do pensar: Corpo e saber entre os Caxinauá. Dissertação de Mestrado em Antropologia Social, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2009.

VENANCIO, Ana Teresa; DIAS, Allister Teixeira. O Hospício da Praia Vermelha: entre o Império e a República (1852-1944). São Paulo: Unifesp, 2022.

VIANNA, João Jackson Bezerra. Notas cromáticas sobre os sonhos ameríndios. Revista de Antropologia, v. 59, n. 3, p. 265-294, 2016. DOI: https://doi.org/10.11606/2179-0892.ra.2016.124820.

VILAÇA, Aparecida. Dividuality in Amazonia: God, the Devil, and the constitution of personhood in Wari’Christianity. Journal of the Royal Anthropological Institute, v. 17, n. 2, p. 243-262, 2011.

VILAÇA, Aparecida. Comendo como gente: formas do canibalismo wari’ (Pakaa Nova). Rio de Janeiro: Mauad Editora Ltda, 2018.

VIVEIROS DE CASTRO, Eduardo. Os pronomes cosmológicos e o perspectivismo ameríndio. Mana, v. 2, n. 2, p. 115-144, 1996. DOI: https://doi.org/10.1590/S0104-93131996000200005.

VIVEIROS DE CASTRO, Eduardo. O recado da mata. Prefácio. In: KOPENAWA, D.; ALBERT, B. A Queda do Céu: Palavras de um Xamã Yanomami. São Paulo: Editora Schwarcz/Companhia das Letras, 2015.

Publicado
2022-09-30
Como Citar
Estellita-Lins, C. (2022). PENSAMENTOS DE QUINTAL. Eleuthería - Revista Do Mestrado Profissional Em Filosofia Da UFMS, 7(13), 23 - 61. https://doi.org/10.55028/eleu.v7i13.15528
Seção
Artigos