DOSSIÊ TEMÁTICO

FECHAMENTO DAS FRONTEIRAS EM TEMPOS DE COVID-19

O Vol. 15, nº 29 da Revista Geopantanal terá como tema FECHAMENTO DAS FRONTEIRAS EM TEMPOS DE COVID-19. Existem muitas razões para a escolha desse tema, da mesma forma que muitas são as possibilidades de delimitação para sua abordagem. Contudo, no presente número o enfoque é problematizar os diversos desdobramentos que a medida de fechamento das fronteiras em período de Pandemia provocada pelo Covid-19 gerou. As tensões que podem existir entre as diversas escalas políticas, bem como as formas como as sociedades de fronteira reagiram e se adaptaram a tais medidas, além dos impactos nos diversos segmentos econômicos e na migração internacional, podem ser elementos constitutivos das análises. Tratar desse tema é imperioso, na medida em que os efeitos da Pandemia são verificados nos resultados de fiscalização, mobilidade e controle do espaço fronteiriço. Considerando que uma das medidas administrativas adotadas pelos governos em grande parte dos países ao redor do mundo em resposta à Pandemia foi o fechamento de suas fronteiras, no que se constituiu em uma prática que já era desejada por certos segmentos políticos e em outros uma excepcionalidade numa trajetória de abertura das fronteiras, a proposta desse Dossiê é de averiguar impactos produzidos por tais medidas e as perspectivas que esse espaço tem para o pós-pandemia.

Prazo de envio: 15 de novembro de 2020.

João Carlos Jarochinski Silva

Professor Adjunto na Universidade Federal de Roraima (UFRR) do curso de Relações Internacionais e do Programa de Pós-Graduação em Sociedade e Fronteiras (PPGSOF); Pesquisador colaborador junto ao Núcleo de Estudos de População 'Elza Berquó' (NEPO/Unicamp), onde realizou seu Pós-doutorado; Doutor em Ciências Sociais pela PUC/SP.  Membro do Grupo de Estudo Interdisciplinar sobre Fronteiras: Processos Sociais e Simbólicos (GEIFRON) e do Grupo de Pesquisa em Mobilidade Migratória. Contato: joao.jarochinski@ufrr.br.

Marco Aurélio Machado de Oliveira

Professor Titular na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), onde atua no Programa de Mestrado em Estudos Fronteiriços. Doutor em História Social pela Universidade de São Paulo, é cofundador do coletivo Circuito Imigrante. Contato: marco.oliveira@ufms.br

  • Chamada para Dossiê temático: Democracia, Ambiente e Sociedade – DAS: Desafios a Sustentabilidade

    2020-12-22

    Editores chefes convidados e organizadores deste número:

    Prof. Dr. Sandro Benedito Sguarezi – UNEMAT – PPGCA

    Prof. Dr. Aumeri Carlos Bampi – UNEMAT - PPGCA

    Prof. Dr. Carlos Alberto Franco da Silva – UFF – PPGEO

     

    Contexto da publicação:

    A publicação do Dossiê temático: Democracia, Ambiente e Sociedade – DAS: Desafios a Sustentabilidade, surge da parceria institucional entre o Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (PPGCA) da Universidade do Estado de Mato Grosso – UNEMAT e o Programa de Pós-Graduação em Estudos Fronteiriços do Universidade Federal de Mato Grosso do Sul/Campus do Pantanal (UFMS-Pantanal). Além dos Programas de Pós-Graduação, pela UNEMAT estão envolvidos o Núcleo de Pesquisa, Extensão e Estudos da Complexidade no Mundo do Trabalho (NECOMT), o Grupo de Pesquisa em Desenvolvimento Regional Sustentável (GDRS), o Grupo de Pesquisa: Gestão agricultura familiar e agroecologia (GAFA), a Incubadora de Organizações Coletivas Autogeridas, Solidárias e Sustentáveis (IOCASS) e o Grupo de Pesquisa ANTROPOSFERA. Pela UFMS/Pantanal estão envolvidos o Núcleo de Estudos em Agroecologia e Produção Orgânica do Pantanal (NEAP), e a Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares do Pantanal e da Fronteira e o Curso de Pós-graduação Mestrado em Estudos Fronteiriços.

    A proposta da realização dos Seminário Democracia, Ambiente e Sociedade – DAS, por dentro do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (PPGCA), surgem no âmbito da disciplina obrigatória: Ciências Sociais e o Desenvolvimento Regional, ofertada pelo PPGCA, e da necessidade de aprofundar diálogos interdisciplinares. Em 2020, na terceira edição do seminário DAS, o tema foi: Desafios a Sustentabilidade.

    Inúmeros são os riscos oriundos das mudanças ambientais, sendo as atividades humanas uma das grandes responsáveis pela existência destes riscos e do cenário de incertezas que ameaçam a sustentabilidade. O diálogo interdisciplinar entre Ciências Ambientais e Ciências Sociais se apresenta como uma importante oportunidade para a problematização e a reflexão dos desafios da modernidade. E o que justifica essa publicação é reforçar o papel da universidade pública de fazer esse diálogo, e para além disso, propor alternativas para mitigar esses impactos, colocando a ciência a serviço da transformação social.

    Saiba mais sobre Chamada para Dossiê temático: Democracia, Ambiente e Sociedade – DAS: Desafios a Sustentabilidade