Notícias

Chamada para Dossiê temático: Democracia, Ambiente e Sociedade – DAS: Desafios a Sustentabilidade

2020-12-22

Editores chefes convidados e organizadores deste número:

Prof. Dr. Sandro Benedito Sguarezi – UNEMAT – PPGCA

Prof. Dr. Aumeri Carlos Bampi – UNEMAT - PPGCA

Prof. Dr. Carlos Alberto Franco da Silva – UFF – PPGEO

 

Contexto da publicação:

A publicação do Dossiê temático: Democracia, Ambiente e Sociedade – DAS: Desafios a Sustentabilidade, surge da parceria institucional entre o Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (PPGCA) da Universidade do Estado de Mato Grosso – UNEMAT e o Programa de Pós-Graduação em Estudos Fronteiriços do Universidade Federal de Mato Grosso do Sul/Campus do Pantanal (UFMS-Pantanal). Além dos Programas de Pós-Graduação, pela UNEMAT estão envolvidos o Núcleo de Pesquisa, Extensão e Estudos da Complexidade no Mundo do Trabalho (NECOMT), o Grupo de Pesquisa em Desenvolvimento Regional Sustentável (GDRS), o Grupo de Pesquisa: Gestão agricultura familiar e agroecologia (GAFA), a Incubadora de Organizações Coletivas Autogeridas, Solidárias e Sustentáveis (IOCASS) e o Grupo de Pesquisa ANTROPOSFERA. Pela UFMS/Pantanal estão envolvidos o Núcleo de Estudos em Agroecologia e Produção Orgânica do Pantanal (NEAP), e a Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares do Pantanal e da Fronteira e o Curso de Pós-graduação Mestrado em Estudos Fronteiriços.

A proposta da realização dos Seminário Democracia, Ambiente e Sociedade – DAS, por dentro do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (PPGCA), surgem no âmbito da disciplina obrigatória: Ciências Sociais e o Desenvolvimento Regional, ofertada pelo PPGCA, e da necessidade de aprofundar diálogos interdisciplinares. Em 2020, na terceira edição do seminário DAS, o tema foi: Desafios a Sustentabilidade.

Inúmeros são os riscos oriundos das mudanças ambientais, sendo as atividades humanas uma das grandes responsáveis pela existência destes riscos e do cenário de incertezas que ameaçam a sustentabilidade. O diálogo interdisciplinar entre Ciências Ambientais e Ciências Sociais se apresenta como uma importante oportunidade para a problematização e a reflexão dos desafios da modernidade. E o que justifica essa publicação é reforçar o papel da universidade pública de fazer esse diálogo, e para além disso, propor alternativas para mitigar esses impactos, colocando a ciência a serviço da transformação social.

Saiba mais sobre Chamada para Dossiê temático: Democracia, Ambiente e Sociedade – DAS: Desafios a Sustentabilidade

Edição Atual

v. 15 n. 28 (2020): Revista GeoPantanal, n. 28
Publicado: 2020-10-27

Edição completa

Dados Editoriais

Editorial

Artigos

Ver Todas as Edições