MUDANÇAS NA CALHA FLUVIAL DO RIO PARAGUAI ENTRE A CIDADE DE CÁCERES E A ESTAÇÃO ECOLÓGICA DA ILHA DE TAIAMÃ – MATO GROSSO

  • Célia Alves de Souza Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT.
  • Sandra Baptista da Cunha Universidade Federal Fluminense - UFF.
  • Juberto Babilônia de Sousa Instituto Federal de Mato Grosso - IFMT Campus de Cáceres.

Resumo

A pesquisa objetivou analisar as mudanças temporais no leito fluvial do rio Paraguai, entre a cidade de Cáceres e a Estação Ecológica da Ilha de Taiamã -MT ocorridas entre 1979 e 2000. Para avaliar as condições do canal fluvial foram utilizados dados fornecidos pela Marinha Brasileira, Agência Nacional de Águas (ANA) e dados coletados em trabalhos de campo. Adotou-se os procedimentos: 1) Digitalização de dados primários da calha; 2) Definição de um modelo digital de elevação no formato Grid, com uso do ArcGis. A análise temporal mostrou mudanças expressivas no fundo do canal fluvial no período de 21 anos.

Biografia do Autor

Célia Alves de Souza, Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT.

Profª Adjunta no Departamento de Geografia e Orientadora do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais da Universidade do Estado de Mato Grosso –  UNEMAT.  Coordenadora do Laboratório de Pesquisa e Estudos em Geomorfologia Fluvial - LAPEGEOF/UNEMAT.

Sandra Baptista da Cunha, Universidade Federal Fluminense - UFF.
Profª adjunta no Departamento de Geografia e no Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal Fluminense - UFF.
Juberto Babilônia de Sousa, Instituto Federal de Mato Grosso - IFMT Campus de Cáceres.
Professor do Instituto Federal de Mato Grosso - IFMT e Membro do Laboratório de Pesquisa e Estudos em Geomorfologia Fluvial - LAPEGEOF/UNEMAT.
Publicado
2014-11-07