DIAGNÓSTICO DOS PROCESSOS EROSIVOS NA SUB-BACIA DO CÓRREGO GUANABARA, MUNICÍPIO DE RESERVA DO CABAÇAL/PANTANAL/MT

  • Joaquim Correa Ribeiro Universidade do Estado de Mato Grosso -- UNEMAT.
  • Nely Tocantins Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT.
  • Marcos Figueiredo Universidade do Estado de Mato Grosso -- UNEMAT.

Resumo

O trabalho teve por objetivo o estudo da sub-bacia do Córrego Guanabara contribuinte da Bacia do Alto Paraguai-BAP, onde foram realizados levantamentos secundários e primários (levantamentos de campo, entrevistas, mapeamentos, imagens e fotos aéreas). As erosões laminar e as erosões por sulco (voçorocas) foram os principais tipos de ocorrência encontrados na área de estudos. As principais ações antrópicas observadas que contribuem para o desenvolvimento das erosões lineares estão associadas aos desmatamentos ocorridos principalmente nas matas galerias e nas matas de fundo de vales, nas cabeceiras de drenagem; pastoreio intensivo e a implantação de estradas e caminhos de acesso às propriedades.

Biografia do Autor

Joaquim Correa Ribeiro, Universidade do Estado de Mato Grosso -- UNEMAT.
Professor do Departamento de Geografia na Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT. Doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal Fluminense - UFF.
Nely Tocantins, Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT.
Doutora em Ciências, Ecologia Rec. Naturais/Pós-Graduação em Geografia/UFMT.
Marcos Figueiredo, Universidade do Estado de Mato Grosso -- UNEMAT.
Doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ. Professor Adjunto do Departamento de Geografia da Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT.
Publicado
2014-11-07