Prólogo festivo

o "Esperando São João de Cachoeira"

Resumo

O projeto festivo “Esperando São João de Cachoeira-BA”, desde 2005, objetiva preparar a cidade para o São João Feira do Porto, alterando a temporalidade desta festa ao estendê-la por todo o mês de junho. A partir de dados secundários e observação participante das quatro últimas edições do Esperando São João, objetivamos compreender a ambivalência entre a percepção da “tradicional” festa junina e sua espetacularização. Em 2019, o Festival do Licor reforçou a dimensão econômica do Esperando São João. Assim, verificamos que, para além do viés “tradicional, como um prólogo festivo, o Esperando São João antecipa e amplia os festejos juninos.

Biografia do Autor

Sérgio Ricardo Oliveira Martins, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Geógrafo, mestre e doutor em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo. Professor Associado da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. Membro dos Grupos de Pesquisa: Tempo Ritual e Espaço Festivo e Memória, Espaço e Culturas - MESCLAS. Atualmente participa da equipe interdisciplinar do projeto de pesquisa “Cidades e Festas: As ambivalências do Recôncavo da Bahia”, financiado pelo CNPq, e coordena o Laboratório de Estudos Interdisciplinares e Interculturais.

Waleska Rodrigues de Matos Oliveira Martins, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Literata, mestre em Estudos de Linguagem, pela UFMS/Campo Grande, e doutora em Estudos Literários, pela UNESP-Araraquara. Professora Adjunta da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. Membro dos Grupos de Pesquisa: Tempo Ritual e Espaço Festivo e Memória, Espaço e Culturas - MESCLAS. Atualmente participa da equipe interdisciplinar do projeto de pesquisa “Cidades e Festas: As ambivalências do Recôncavo da Bahia”, com financiamento do CNPq.

Publicado
2020-09-14