GÊNERO E SEXUALIDADE EM ASSENTAMENTOS RURAIS

UM BALANÇO DE PRODUÇÃO CIENTÍFICA

  • Dominique Stefany Gomes dos Santos Universidade do Estado de Mato Grosso
  • Sandro Benedito Sguarezi Universidade do Estado de Mato Grosso
  • Luciene Neves Universidade do Estado de Mato Grosso

Resumo

Neste artigo apresentamos um balanço de produção acadêmico-científica acerca das temáticas de gênero e sexualidade em assentamentos rurais, em comunidades de fronteira. É uma pesquisa quanti-qualitativa na Plataforma online do Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), na qual utilizamos os descritores Generificação, “Educação do Campo” e “Juventude Camponesa”, referente aos últimos 5 anos (2014-2018) de publicações. Encontramos 16 trabalhos que dialogam com a temática investigada, do ponto de vista qualitativo indicou caminhos no tocante às práticas educativas de relações de gênero/sexualidade em juventude no/do campo, em assentamentos de comunidades de fronteira.

Biografia do Autor

Sandro Benedito Sguarezi, Universidade do Estado de Mato Grosso

Sandro Benedito Sguarezi é Doutor em Ciências Sociais (PUC/SP). Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGEdu – nível Mestrado da UNEMAT e do Programa Mestrado/Doutorado em Ciências Ambientais (PPGCA-UNEMAT). Fundador e coordenador do Núcleo de Pesquisa, Extensão e Estudos da Complexidade no Mundo do Trabalho (NECOMT), Coordenador da Incubadora de Organizações Coletivas Autogeridas, Solidárias e Sustentáveis (IOCASS), Líder do Grupo de Pesquisa em Desenvolvimento Regional Sustentável (GDRS), membro do Grupo de Pesquisa: Gestão agricultura familiar e agroecologia (GAFA) e é membro da Diretoria da Fundação Interuniversitária de Estudos e Pesquisas sobre o Trabalho (UNITRABALHO).

Luciene Neves, Universidade do Estado de Mato Grosso

Luciene Neves é Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Mestra em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Licenciada e especialista em Educação Física pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). É associada ao Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE) e integra o Grupo de Trabalho Temático Gênero. É membro do movimento LGBTI+ de Cáceres-MT. Integra o GEPECSCC - Grupo de Estudos e Pesquisa em Escola, Currículo, Sociedade e Cultura Contemporâneos. Preside a subseção ADUNEMAT Cáceres.

Publicado
2020-10-08