DESAFIOS PARA A CONTINUIDADE DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM TEMPO DE PANDEMIA NA FRONTEIRA

  • Suzana Vinicia Mancilla Barreda Universidade Federal de Mato Grosso do Sul/Docente
  • Lucilene Machado Garcia Arf UFMS

Resumo

Este artigo objetiva refletir sobre os desafios impostos para a continuidade da formação de professores do curso de Letras Português/ Espanhol da UFMS, no Campus do Pantanal. O contexto temporal transita entre antes da pandemia, sua deflagração e continuidade ao longo de 2020. As práticas docentes demarcadas pelas restrições impostas pelo isolamento social e a consequente adoção do Ensino Remoto Emergencial evidenciam vulnerabilidades sociais, econômicas, educativas, entre outras, que emergem no cotidiano e provocam a necessidade de rever metodologias de ensino e aprendizagem, bem como a readequar os posicionamentos e expectativas dos agentes envolvidos no processo educacional.

Biografia do Autor

Suzana Vinicia Mancilla Barreda, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul/Docente
Possui graduação em Letras, Licenciatura - habilitação Português-Espanhol pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2002), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2007) e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (2017). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Prática de ensino de línguas estrangeiras, atuando principalmente nos seguintes temas: língua espanhola, português como língua estrangeira/língua de fronteira, cultura, interculturalidade, fronteira, formação de professores e ensino de línguas.
Lucilene Machado Garcia Arf, UFMS

Doutorado em Teoria da literatura - UNESP (São José do Rio Preto) com estágio na Universidad Complutense de Madrid. Mestrado em Estudos literários - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS. Graduação em Letras. Especialista em Língua e cultura espanhola pela Universidade Complutense de Madrid. Professora Adjunta/ UFMS, Coordenadora do Laboratório LIFROS: Projeto de Pesquisa "Literatura, Fronteira e Sociedade"; Coordenadora do Projeto de Cultura e extensão "Orelha de livro: Literatura em Cena"; Coordenadora do Projeto pedagógico Residência Pedagógica/ Língua espanhola; coordenou Projeto Institucional de Extensão "Projele: línguas estrangeiras". Coordenadora do Projeto de Extensão Escolas Culturais de Fronteiras (UFMS). Professora no Programa de Mestrado em Estudos Fronteiriços, Linha "Ocupações e identidades fronteiriças". Experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura e Teoria Literária; Formação de professores, linguística, atuando principalmente com as seguintes temáticas: Tradução, Literatura brasileira e espanhola, Prática de ensino de língua espanhola, Estágio, Língua espanhola e temas relacionados com as áreas de educação e fronteira.

Publicado
2021-03-04