AS POTENCIALIDADES EM TORNO DO TURISMO DE BASE COMUNITÁRIA EM TERRITÓRIOS QUILOMBOLAS DE CORUMBÁ/MS

Resumo

Este artigo objetiva analisar as potencialidades em torno da possível implementação de iniciativas de Turismo de Base Comunitária (TBC) em comunidades quilombolas de Corumbá/MS. Em termos metodológicos, realizaram-se três entrevistas em profundidade com as associações de moradores de comunidades quilombolas de Corumbá. Além disso, também foram empreendidos processos de observação participante junto às comunidades. Em suma, os resultados da pesquisa deram conta de que as comunidades quilombolas desejam empreender iniciativas de TBC em seus territórios, uma vez que tal atividade é vista como fonte de empoderamento, geração de renda, fixação no território e manutenção da cultura e meio-ambiente locais.

Biografia do Autor

Dyego de Oliveira Arruda, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET/RJ)

Doutor em Administração de Organizações pela Universidade de São Paulo (USP). Realizou estágio de pós-doutorado, na área de Administração, na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Atualmente, é professor do quadro permanente do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET/RJ), lecionando em cursos de graduação e no Programa de Pós-Graduação (nível mestrado acadêmico) em Relações Étnico-Raciais (PPRER) da instituição. Tem interesse e experiência nas seguintes áreas de pesquisa: políticas públicas e ações afirmativas; gestão da diversidade; turismo; desenvolvimento local/regional.

Leticia Ferreira Xavier, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Doutoranda em Administração pela Escola de Administração e Negócios da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (ESAN/UFMS). Possui Mestrado e Graduação, ambos em Administração, também pela UFMS. Possui interesse e experiência nos seguintes temas: turismo, desenvolvimento local/regional, economia solidária.

Milton Augusto Pasquotto Mariani, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Possui doutorado em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo (USP) e pós-doutorado em Administração também pela USP. Atualmente, é professor do quadro permanente da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), lecionando em cursos de graduação e nos Programas de Pós-Graduação em Estudos Fronteiriços (PPGEF) e Administração (PPGAD) da instituição. Tem interesse e experiência nas seguintes áreas de pesquisa: turismo; desenvolvimento local/regional; economia solidária.

Publicado
2021-04-23