TRAJETÓRIA DO PROJETO EDUCANDO COM A HORTA ESCOLAR

EIXO GERADOR DE DINÂMICAS ALIMENTARES, EDUCACIONAIS, GASTRONÔMICAS E AGROECOLÓGICAS

Resumo

O objetivo é apresentar a trajetória de desenvolvimento do Projeto Educando com a Horta Escolar (PEHE) em Carinhanha/BA, como instrumento estratégico e multidisciplinar de desenvolvimento pedagógico/curricular na educação fundamental; dinâmicas alimentares saudáveis; gastronômicas; práticas agroecológicas (escolas/comunidades) entre 2008/2011. Utilizou-se como metodologia a abordagem qualitativa, bibliográfica e estudo de caso, para coleta de dados grupo focal, entrevista e questionário. Os resultados mostram avanço do PEHE no desenvolvimento da educação (IDEB); mudança alimentar; e o baixo impacto de práticas agroecológicas na região. Concluiu-se que houve avanços na qualidade ensino-aprendizado, diversificação do cardápio, melhoria de renda e valorização das mulheres e jovens.

Biografia do Autor

Ludgero Rêgo Barros Neto, Universidade Federal do Pará

Doutorando em Economia, Desenvolvimento Econômico, Território e Meio-Ambiente, UFPA (2018), Mestre em Agricultura Orgânica, UFRRJ (2014), Especialista em Gestão de Pessoas com Ênfase em Gestão por Competências no Setor Público, UFBA (2018), Graduado em Administração, UNEB (2011) e Técnico em Agricultura/Zootecnia, IF BAIANO (EAFAJT) (2003), atualmente Servidor no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano - Campus Bom Jesus da Lapa. Tem experiência na área de Administração, Gestão de Pessoas, Agricultura Familiar de Base Agroecológica e Economia, com ênfase nos principais temas: Gestão de Pessoas no Serviço Público e Desenvolvimento Territorial Rural Sustentável e Solidário e Comercialização de Produtos de Base Sustentável, atuando principalmente com os seguintes temas: Agricultura Base Sustentável, Administração Rural, Economia Rural e Políticas Públicas.

Renato Linhares de Assis, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, Centro Nacional de Pesquisa de Agrobiologia

Possui graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1984), mestrado em Agronomia (Ciências do Solo) pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1993) e doutorado em Economia Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (2002). Atualmente é pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), junto ao Centro Nacional de Pesquisa de Agrobiologia, atuando no Núcleo de Pesquisa e Treinamento para Agricultores da Região Serrana Fluminense, e professor do programa de mestrado de Agricultura Orgânica - associação entre a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro e a Embrapa Agrobiologia, bem como do programa de doutorado binacional em Ciência, Tecnologia e Inovação em Agropecuária - parceria entre a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro e a Universidad Nacional de Rio Cuarto na Argentina. Tem experiência na área de Agroecologia, com ênfase em Desenvolvimento Rural, atuando principalmente com os seguintes temas: agricultura de montanha, agricultura familiar, agricultura orgânica, processos participativos de construção de conhecimentos, avaliação da sustentabilidade agrícola e políticas públicas.

Cristhiane Oliveira da Graça Amâncio, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, Centro Nacional de Pesquisa de Agrobiologia

Cristhiane Oliveira da Graça Amâncio concluiu o doutorado em Ciências Sociais com ênfase em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro em 2006. É Pesquisadora A da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária e Professora Permanente do Programa de Pós Graduação na modalidade Acadêmico em Políticas Públicas e Desenvolvimento Territorial na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Atualmente cursa MBA em Gestão de Projetos pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, vinculada a Universidade de São Paulo, com pesquisa direcionada à área de Gerenciamento de Escopo na linha Indicadores e acompanhamento de projetos, programas e portfólios. Atua nas áreas de Sociologia Rural, Inovação Social e Metodologias de Intervenção em Comunidades Rurais. Nos últimos 10 anos desenvolveu trabalhos sobre monitoramento e analise das dinâmicas de agroecossitemas e .estratégias de desenvolvimento de ativos de inovação com maior potencial de adoção Atualmente está na Embrapa Agrobiologia, no Rio de Janeiro, atuando junto a agricultores familiares estudando sobre sociologia e extensão rural, adequações sociotécnicas em processos de inovação social e análise de agroecossitemas que valorizem a identidade, as novas ruralidades e o desenvolvimento territorial. Desde 2016 é responsável pelo contrato de parceria com o Fundo Social do BNDES para o desenho, implementação e coordenação de um Programa de Inovação Social, o InovaSocial desenvolvido em parceria com diversas Unidades da Embrapa. onde o grande desafio é o desenvolvimento de indicadores de processo e impacto que visibilizem o que é a inovação social e como ela permite a superação da condição de vulnerabilidade vivida pelos agricultores e organizações beneficiárias. Coordena projetos também em Transferência de tecnologias voltadas para a Fixação Biológica de Nitrogênio (FBN) com o propósito de aumentar a adoção tecnológica visando diminuir o uso de adubos nitrogenados de origem mineral. É coordenadora do Eixo de Transferência de Tecnologias do INCT de Microrganismos Promotores de Crescimento. Coordena também o Portfólio de Inovação Social da Embrapa e representa a Embrapa no PROCISUR (programa de cooperação internacional - http://www.procisur.org.uy/institucion/es) para o tema Inovação na agricultura familiar.

Publicado
2021-06-22