BANHO DE SÃO JOÃO: REFLEXOS NA ECONOMIA DE CORUMBÁ

  • Osmar Nascimento Souza Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Gilberto Rodrigues dos Santos Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Bárbara Regina Gonçalves da Silva Barros UFMS.

Resumo

As festividades religiosas têm contribuído consideravelmente para o desenvolvimento turístico brasileiro, e na capital pantaneira a situação não poderia ser diferente: é o caso do Arraial Banho de São João, realizado em Corumbá, Mato Grosso do Sul. Além do caráter simbólico-cultural, o evento influencia na economia local, sendo uma oportunidade para obtenção de lucros, que auxiliam no aumento da renda de famílias de Corumbá e região. Com isso, objetiva-se, analisar, através de documentos públicos e entrevistas, a festa como investimento e fonte de renda, para o comércio local formal e informal e destacar pontos positivos e negativos do evento.

Biografia do Autor

Osmar Nascimento Souza, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Professor Mestre em Matemática – Análise/Equações Diferenciais Parciais – da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul/Campus do Pantanal (UFMS/CPAN).
Gilberto Rodrigues dos Santos, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Professor Mestre em Matemática – Análise/Equações Diferenciais Parciais – da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul/Campus do Pantanal (UFMS/CPAN).

Bárbara Regina Gonçalves da Silva Barros, UFMS.
Professora Mestre em Educação – Informática na Educação - da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul/Campus do Pantanal (UFMS/CPAN).

Referências

AMARAL, R. M. P. Festa à Brasileira: Significados do Festejar, no país que “não é sério”. Tese de doutorado, USP, 1998.

AUTONOMISTA. Festas Tradicionais. Corumbá, 27. jun.1908, n.149, anno IV, p.1.

CORUMBÁ. Diário Oficial de Corumbá. 2014. Disponível em <http://do.corumba.ms.gov.br/>. Acesso em 9 set 2015.

CORUMBÁ. Fundação de Turismo do Pantanal. Levantamento Quali-quantitativo São João – 2014. Corumbá, 2014a.

CORUMBÁ. Fundação de Turismo do Pantanal. Análise de Fluxo e Movimentação Econômica do Carnaval Cultural – 2014. Corumbá, 2014b.

FERNANDES, F. A G. Os Cururuzeiros na festa pantaneira de São João: apontamentos de literatura oral. Revista Letras, São Paulo, n.37/38, 1997/1998, p.122-3.

MATO GROSSO DO SUL. Diário Oficial do Estado. 2014. Disponível em <http://www.imprensaoficial.ms.gov.br/>. Acesso em 9 set 2015.

ROCHA, E. A. A Festa de São João em Corumbá. São Paulo: Editora Ação, 1997.

SOUZA, H. A. F. A Concepção Filosófica entre o Sagrado e o profano na Festa do Banho de São João em Corumbá-MS - À luz do pensamento de Mircea Eliade. Monografia, UCDB, Curso de Filosofia, Campo Grande-MS, 2012.

SOUZA, J. C. O caráter religioso e profano das festas populares: Corumbá, passagem do século XIX para o XX. Revista Brasileira de História, vol. 24, núm. 48, 2004, pp. 331-351, Associação Nacional de História, São Paulo, Brasil.

SOUZA, J. C. Sertão Cosmopolita: Tensões da modernidade de Corumbá (1872 – 1918). São Paulo: Alameda, 2008.

Publicado
2016-02-05