A REGULAÇÃO HÍBRIDA NOS ESPAÇOS METROPOLITANOS: UMA BREVE DISCUSSÃO SOBRE O PAPEL E ALCANCE DO PLURALISMO JURÍDICO
Resumo
O objetivo deste artigo é realizar um breve estudo, a partir de uma leitura geográfica, sobre a maneira pela qual a regulação híbrida do território contribui para importantes transformações socioespaciais na metrópole, tendo como foco o papel da técnica e da norma. Partindo da premissa que Estado, corporações e organizações de solidariedade constituem-se como os agentes responsáveis pelas transformações espaciais, ressaltaremos a importância do pluralismo jurídico e questionaremos o papel e alcance emancipador da produção jurídica não-estatal.
Referências
ANTAS JR., Ricardo Mendes. Território e regulação: espaço geográfico, fonte material e não-formal do direito. São Paulo: Humanitas: FAPESP, 2005.
FIX, Mariana. Parceiros da Exclusão. Parceiros da exclusão: duas histórias da construção de uma "nova cidade" em São Paulo. São Paulo: Boitempo, 2007.
FOUCAULT, Michel. Em defesa da sociedade. São Paulo: Martins Fontes, 1999.
HARVEY, David. A produção capitalista do espaço. 2. ed. Tradução: Carlos Szlak. São Paulo: Annablume, 2006.
LEFEBVRE, Henri. A Revolução Urbana. Belo Horizonte: Humanitas, 2004.
MARICATO, Ermínia. As idéias fora do lugar e o lugar fora das idéias: Planejamento Urbano no Brasil. In: Arantes, Otília; Vainer, Carlos; Maricato, Ermínia. A cidade do pensamento único – desmanchando consensos. Rio de Janeiro: Vozes, 2007.
ORTEGA Y GASSET, José. Meditação da técnica. Rio de Janeiro, Livro Ibero Americano, 1963 (1939).
____________. Conferência: Tenda da Reforma Urbana, Fórum Social Mundial. 29 Jan. 2009.
SANTOS, Boaventura de Sousa. O Discurso e o Poder: ensaio sobre a sociologia da retórica jurídica. Boletim da Faculdade de Direito. Universidade de Coimbra, 1979, pp. 227-341.
SANTOS, Milton. Por uma outra globalização. Rio de Janeiro, Record, 2000.
____________. A Urbanização Brasileira. 5. ed. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2005
____________. O Espaço do Cidadão. 7. ed. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2007.
____________. Espaço e Método. 5. ed. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2008a.
____________. A Natureza do Espaço: Técnica e Tempo, Razão e Emoção. 4. ed. São Paulo: Editora da Universidade de são Paulo, 2008b.
SILVEIRA, María Laura. Concretude territorial, regulação e densidade normativa. In: Revista Experimental. São Paulo: Laboplan – Departamento de Geografia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, março de 1997, n. 2, pp. 35-45.