DESGASTE PSÍQUICO E SOBRECARGA NA UNIVERSIDADE PÚBLICA

UM ESTUDO COM PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS NA FRONTEIRA BRASIL-BOLÍVIA

Resumo

O contexto universitário e o trabalho docente vêm sendo afetados por valores neoliberais meritocráticos propagados pelo gerencialismo, acarretando sobrecarga, desgaste e sofrimento psíquico. Esta pesquisa teve por objetivo identificar a ocorrência da Síndrome de Burnout em professores de uma universidade pública situada na fronteira Brasil-Bolívia. Responderam a um questionário sociodemográfico e às escalas CESQT-PE, EIPST e EACT 59 professores e não foi encontrado Burnout, mas constatou-se desgaste psíquico e cansaço físico diante da intensificação e excesso de atividades, longas jornadas e polivalência, assim como esgotamento e estresse pela falta de reconhecimento.

Biografia do Autor

Daniella Moreira Lima, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul/Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação, Campus do Panatanal

Psicóloga e mestranda em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, é membro do Grupo de Pesquisa "Saúde Mental e Trabalho na Fronteira" e participa do Laboratório de Saúde Mental do Trabalhador. Mestranda em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - Campus do Pantanal - UFMS/CPAN (2021). É pós-graduanda em Psicanálise Clínica e Intervenções Clínicas pela Faculdade Gaio/FATEC (2021).Foi bolsista CNPQ de Iniciação Científica (PIBIC) com o tema relacionado a saúde mental docente (2019-2020). Ex-voluntária no Programa de Educação Tutorial (PET) - Conexões de Saberes Interdisciplinar.

Vanessa Catherina Neumann Figueiredo, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Possui graduação em Psicologia - Formação de Psicólogo (1994) e Licenciatura (1993) - pela UNESP / Bauru, mestrado em Sociologia pela UNESP / Araraquara (2000) e doutorado em Saúde Coletiva pela UNICAMP (2008). Atualmente ocupa o cargo de Professora Associada na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Atua no curso de Psicologia, no mestrado em Educação e no Mestrado em Estudos Fronteiriços. É responsável pelo Laboratório de Saúde Mental do Trabalhador e líder do Grupo de Pesquisa do CNPQ "Saúde mental e trabalho na fronteira".

Publicado
2022-05-19