REDE PARCERIAS E MIGRAÇÃO

UMA CONSTRUÇÃO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS E MIGRATÓRIAS NO MATO GROSSO DO SUL

  • Rosane Costa Rosa
  • Ana Paula Martins Amaral Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Resumo

O artigo baseia-se em revisão bibliográfica e documental e tem como escopo abordar a  trajetória da construção políticas migratórias e políticas públicas no Brasil e a formação da Rede Parcerias Migração no Estado de Mato Grosso do Sul. São apresentadas as ações  visando a construção de políticas públicas e migratórias  desenvolvidas a partir de 2019 com a união de entidades governamentais e da sociedade civil, e contou com a atuação da Pastoral do Migrante da Arquidiocese de Campo Grande- MS, as ações de redes locais ocorreram especialmente em Campo Grande, mas com ações em outros municípios relativa a politica migratória.

Biografia do Autor

Rosane Costa Rosa

Irmã Missionária Scalabriniana. Graduada em Serviço Social pela Universidade Católica de Pelotas (UCPEL); graduada em Políticas Sociais pelo Instituto Cuiabano de Educação (ICE); e Pós-Graduada em Logoterapia e Análise Existencial pelo Studium Eclesiástico Dom Aquino Corrêa (Instituto de Filosofia e Teologia - SEDAC). Atuou de 2004 a 2006 e, desde 2015 até o presente momento, na coordenação da Pastoral dos Migrantes, Arquidiocese de Campo Grande - MS.

Ana Paula Martins Amaral, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Professora da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (FADIR/UFMS), professora permanente do Programa de Mestrado em Direito da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Mestre e Doutora pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP.  Pós-doutorado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Pesquisadora, líder do grupo de pesquisa: Direito Internacional, Direitos Humanos e Relações Transfronteiriças.

Publicado
2022-08-05
Seção
Dossiê: Migrafron: Diálogos metodológicos e perspectivas de inserções sociais