POTENCIALIDADES EM TORNO DO TURISMO NO ESPAÇO RURAL EM TERRITÓRIOS QUILOMBOLAS GROSSO DO SUL

Resumo

A pesquisa teve como objetivo compreender as territorialidades no âmbito da possibilidade de difusão de iniciativas de turismo no espaço rural em territórios quilombolas que desenvolvem atividades ligadas à agricultura familiar em Mato Grosso do Sul. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas, observações e análise documental. Os resultados encontrados demonstram a possibilidade de desenvolvimento dos territórios quilombolas a partir da implementação da atividade turística, bem como a promoção do desenvolvimento econômico, geração de trabalho e renda, a participação comunitária, promoção de novos roteiros turísticos, além da preservação do patrimônio sociocultural dos grupos.

Biografia do Autor

Leticia Ferreira Xavier, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul
Mestrando em Administração
Milton Mariani, UNIVERSIDADE FEDERAL DO MATO GROSSO DO SUL

Possui doutorado em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo (USP) e pós-doutorado em Administração também pela USP. Atualmente, é professor do quadro permanente da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), lecionando em cursos de graduação e nos Programas de Pós-Graduação em Estudos Fronteiriços (PPGEF) e Administração (PPGAD) da instituição. Tem interesse e experiência nas seguintes áreas de pesquisa: turismo; desenvolvimento local/regional; economia solidária.

Dyego Arruda, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca

Doutor em Administração de Organizações pela Universidade de São Paulo (USP). Realizou estágio de pós-doutorado, na área de Administração, na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Atualmente, é professor do quadro permanente do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET/RJ), lecionando em cursos de graduação e no Programa de Pós-Graduação (nível mestrado acadêmico) em Relações Étnico-Raciais (PPRER) da instituição. Tem interesse e experiência nas seguintes áreas de pesquisa: políticas públicas e ações afirmativas; gestão da diversidade; turismo; desenvolvimento local/regional.

Publicado
2023-07-18
Seção
Dossiê: CPAN-55 anos