POTENCIALIDADES EM TORNO DO TURISMO NO ESPAÇO RURAL EM TERRITÓRIOS QUILOMBOLAS GROSSO DO SUL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.55028/geop.v18i34.18305

Resumo

A pesquisa teve como objetivo compreender as territorialidades no âmbito da possibilidade de difusão de iniciativas de turismo no espaço rural em territórios quilombolas que desenvolvem atividades ligadas à agricultura familiar em Mato Grosso do Sul. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas, observações e análise documental. Os resultados encontrados demonstram a possibilidade de desenvolvimento dos territórios quilombolas a partir da implementação da atividade turística, bem como a promoção do desenvolvimento econômico, geração de trabalho e renda, a participação comunitária, promoção de novos roteiros turísticos, além da preservação do patrimônio sociocultural dos grupos.

Biografia do Autor

  • Leticia Ferreira Xavier, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul
    Mestrando em Administração
  • Milton Mariani, UNIVERSIDADE FEDERAL DO MATO GROSSO DO SUL

    Possui doutorado em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo (USP) e pós-doutorado em Administração também pela USP. Atualmente, é professor do quadro permanente da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), lecionando em cursos de graduação e nos Programas de Pós-Graduação em Estudos Fronteiriços (PPGEF) e Administração (PPGAD) da instituição. Tem interesse e experiência nas seguintes áreas de pesquisa: turismo; desenvolvimento local/regional; economia solidária.

  • Dyego Arruda, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca

    Doutor em Administração de Organizações pela Universidade de São Paulo (USP). Realizou estágio de pós-doutorado, na área de Administração, na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Atualmente, é professor do quadro permanente do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET/RJ), lecionando em cursos de graduação e no Programa de Pós-Graduação (nível mestrado acadêmico) em Relações Étnico-Raciais (PPRER) da instituição. Tem interesse e experiência nas seguintes áreas de pesquisa: políticas públicas e ações afirmativas; gestão da diversidade; turismo; desenvolvimento local/regional.

Downloads

Publicado

2023-07-18

Edição

Seção

Dossiê: CPAN-55 anos