LIVROS DIDÁTICOS DE LÍNGUA INGLESA: MEDIAÇÃO CULTURAL E ESTEREÓTIPOS DE GÊNERO

Resumo

O estudo objetivou analisar os materiais didáticos de Língua Inglesa como um instrumento de mediação cultural, evidenciando se as imagens apresentadas nesses materiais valorizam a diversidade cultural, ou se reforçam os esteriótipos de gênero. Por meio do material analisado, evidenciou-se que os livros didáticos de Língua Inglesa desempenham o papel essencial nas escolas, por ter a capacidade de modelar atitudes e comportamentos e contribuir para naturalizar as desigualdades de gênero, ou confrontá-las a partir de uma abordagem crítica de resistência, como observado nas ilustrações de análise.

Biografia do Autor

Luryan Silva Fernandez, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS

Mestranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) do Campus do Pantanal (CPAN) da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Graduada em Letras pela UFMS. Professora de Inglês no município de Corumbá-MS

Josiane Peres Gonçalves, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), com Pós-Doutorado pela mesma instituição. Professora Permanente do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul Campus do Pantanal (CPAN/UFMS) e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação (FAED/UFMS). Docente do curso de Pedagogia do Campus de Naviraí (CPNV/UFMS). Líder do Grupo de Estudo e Pesquisa em Desenvolvimento, Gênero e Educação (GEPDGE), vinculado à Rede Internacional América Latina, África, Europa, Caribe (ALEC).

Beatriz Rosália Gomes Xavier Flandoli, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS

Doutora em Educação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Professora do Programa de Pós-graduação em Educação do Campus do Pantanal da UFMS (CPAN/UFMS).

Publicado
2023-08-04
Seção
Dossiê: CPAN-55 anos