A GEOGRAFIA NO CONTEXTO SÓCIOECONÔMICO, CULTURAL E POLÍTICO APÓS A REVOLUÇÃO DE 1930: DESENVOLVIMENTO E CONSOLIDAÇÃO ENQUANTO CIÊNCIA E DISCIPLINA ESCOLAR

  • Cristina Cristina Barros Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Resumo

O estudo que aqui se apresenta é fruto de pesquisa que buscou o entendimento, através da história, do espaço político, social e econômico do período pós-revolução de 1930 e dentro deste a compreensão da consolidação da Geografia, no Brasil, enquanto ciência e disciplina escolar. O texto apresentado objetiva levar ao entendimento da importância e função que a Geografia desempenhou neste período, legitimando-se enquanto ciência no Brasil e conquistando espaço na estrutura curricular do ensino secundário, tornando-se uma ciência de peso e importância na sociedade política do país.

Biografia do Autor

Cristina Cristina Barros, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
CPAN - Campus do Pantanal
Publicado
2023-08-01
Seção
Dossiê: CPAN-55 anos