A GEOGRAFIA NO CONTEXTO SÓCIOECONÔMICO, CULTURAL E POLÍTICO APÓS A REVOLUÇÃO DE 1930: DESENVOLVIMENTO E CONSOLIDAÇÃO ENQUANTO CIÊNCIA E DISCIPLINA ESCOLAR
Resumo
O estudo que aqui se apresenta é fruto de pesquisa que buscou o entendimento, através da história, do espaço político, social e econômico do período pós-revolução de 1930 e dentro deste a compreensão da consolidação da Geografia, no Brasil, enquanto ciência e disciplina escolar. O texto apresentado objetiva levar ao entendimento da importância e função que a Geografia desempenhou neste período, legitimando-se enquanto ciência no Brasil e conquistando espaço na estrutura curricular do ensino secundário, tornando-se uma ciência de peso e importância na sociedade política do país.
Publicado
2023-08-01
Seção
Dossiê: CPAN-55 anos
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.