POTENCIALIDADES DA INICIAÇÃO À DOCÊNCIA NA CONSTITUIÇÃO DA IDENTIDADE PROFISSIONAL DOCENTE:

REFLEXÕES A PARTIR DE ESTUDOS NO CURSO DE PEDAGOGIA DO CÂMPUS DO PANTANAL

Resumo

Aborda-se sobre a iniciação à docência na formação inicial de professores, tomando como foco a perspectiva sociológica bourdieusiana, a partir do resultado de pesquisas desenvolvidas no âmbito do curso de Pedagogia do Câmpus do Pantanal. Há um conjunto de valores, normas e atitudes constitutivos da profissão que não são ensinados nos cursos de formação de professores, tornando os momentos do estágio curricular obrigatório e de programas de iniciação à docência espaços propícios de investigação para se repensar alguns aspectos da formação. As vivências propiciadas apontam esses espaços como um terreno fértil para se buscar uma visão mais alargada de formação.

Biografia do Autor

Márcia Regina do Nascimento Sambugari, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Professora Associada da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Campus do Pantanal (CPAN), Corumbá, MS no Curso de Pedagogia e do Programa de Pós Graduação em Educação/CPAN/UFMS, nível Mestrado. Doutora  em Educação pelo Programa de Estudos Pós-graduados em Educação: História, Política, Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).

Dalete de Souza Salles Borges, Prefeitura Municipal de Corumbá

Mestre em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Câmpus do Pantanal (CPAN).

Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Formação e Prática Docente (FORPRAT/UFMS)

Professora da Rede Municipal de Ensino de Corumbá,MS

 

Publicado
2023-08-01
Seção
Dossiê: CPAN-55 anos