OS SUPERMERCADOS NA CIDADE DE CORUMBÁ-MS: UMA ANÁLISE SOBRE SUAS ORIGENS E FATOS HISTÓRICOS.

  • Anderson Luis do Espírito Santo Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - Campus do Pantanal.

Resumo

O varejo supermercadista brasileiro se desenvolveu com pujança desde o seu surgimento em 1953. Algo não observado na história dos supermercados da cidade de Corumbá-MS. Com isso, objetiva-se analisar, através de documentos públicos, bibliográficos e entrevistas, a origem e os fatos históricos que possibilitem compreender a história dos supermercados na cidade de Corumbá-MS. Os resultados mostram que os supermercados são um setor chave para a economia brasileira e se desenvolveram inspirados no modelo americano. Corumbá possui um número incipiente de supermercados o que gera a necessidade de articulações políticas que proporcionem o desenvolvimento deste varejo na cidade

Referências

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE SUPERMERCADOS (ABRAS). 40 anos de Supermercado no Brasil. São Paulo, 1993.

_____.Pesquisa Ranking ABRAS - SuperHiper (2015). 38º edição. Disponível em: http://www.abras.com.br/clipping.php?area=20&clipping=50049 Acesso em 03 de maio de 2016.

AGUIAR, Danilo R.D.. Concentração do Mercado Varejista Alimentar Brasileiro. In: 47o. Congresso da Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural. Desenvolvimento Rural e Sistemas Agroalimentares: os agronegócios no contexto de integração das nações. Brasília: Sober, 2009.

BANCO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E SOCIAL (BNDES). Hiper e Supermercados no Brasil. Disponível em: http://www.bndes.gov.br/SiteBNDES/bndes/bndes_pt/Institucional/O_BNDES/A_Empresa/historia.html. Acesso em 15 de jun de 2016.

BRITO, D. Qual o formato correto de sua loja? SuperHiper, v.24, nº 77, p.74-77, set. 1998.

CARVALHO, Alexey. A Utilização da Tecnologia em Supermercados: proposta de um modelo de maturidade. Disponível em: http://www.centropaulasouza.sp.gov.br/posgraduacao/Trabalhos/Dissertacoes/DM_Tecn_Alexey_Carvalho.pdf Acesso em: 12 de abr. de 2016.

CONNOR, J. M.; SCHIEK, W.A. Food processing: an industrial powerhouse in transition. 2ª ed. New York: John Wiley & Sons, 1997.

CYRILLO, D. C. O papel dos supermercados no varejo de alimentos. São Paulo: Instituto de Pesquisas Econômicas, 1987.

FERREIRA JUNIOR, João Lourenço. A Importância dos Supermercados para a Economia Comercial. Disponível em: http://www.folhadooeste.com.br/impressa/economia/os-supermercados-e-a-importancia-na-economia-comercial-1.1095423 Acesso em: 10 de abr. 2016.

FILHO, Umberto Antônio Sesso. O setor supermercadista no Brasil nos anos 1990. Tese de Doutorado (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz). Piracicaba: USP, 2003.

LAS CASAS, Alexandre Luzzi. Marketing de Varejo. São Paulo: Atlas, 1994.

LEVY, Michael; WEITZ, B. A. Administração de Varejo. São Paulo, Atlas, 2000.

MORABITO, Reinaldo [et al.] (Org.). A importância da rapidez de atendimento em supermercados: um estudo de caso. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/gp/v16n1/v16n1a02.pdf Acesso em: 10 de abr. de 2016.

PARENTE, J. Varejo no Brasil: Gestão e estratégia. São Paulo, Atlas, 2000.

POTRICH, Ani Caroline G. [et al.] Estudo Comportamental de Aquisição e Consumo de Frutas, Legumes e Verduras na Região Central do Médio Alto Uruguai. Enciclopédia Biosfera. Centro Científico Conhecer - Goiânia, v.9, n.17, 2013.

Publicado
2016-10-19