PARQUES URBANOS NA PROMOÇÃO DA QUALIDADE DE VIDA:

A PERCEPÇÃO DOS FREQUENTADORES DO PARQUE DOS NAMORADOS EM FRANCISCO SÁ, MINAS GERAIS, BRASIL

Resumo

O objetivo deste trabalho é analisar a configuração espacial do Parque dos Namorados enquanto espaço público da cidade de Francisco Sá. Para tanto, utilizou-se como metodologia: revisão bibliográfica e análise de dados coletados em trabalho/exercício de campo realizado no mês de junho de 2023, com a aplicação de questionários aos seus frequentadores. Considera-se que, o parque é um espaço de referência, de lazer e cultura para a população de Francisco Sá, porque contempla atividades culturais e artísticas, com shows de artistas conterrâneos ao vivo nos finais de semana. 

Biografia do Autor

Vanessa Tamiris Rodrigues Rocha, Universidade Estadual de Montes Claros

Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES). Aprovada no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) (2022). Graduada em Geografia - licenciatura pela Unimontes (2018-2022). Foi bolsista do Programa Residência Pedagógica - RP/UNIMONTES (2020-2022). Foi bolsista voluntária de Iniciação Científica no Laboratório de Geografia Econômica (2021-2022).

Maria Inês Fernandes dos Santos, Universidade Estadual de Montes Claros

Mestranda em Geografia na linha de Pesquisa de Produção dos Espaços Urbanos e Rurais pela Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES (2023 - 2025). Graduada em Geografia pela UNIMONTES (2018-2022). Foi bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - Pibid (2018-2020) como também do Programa Residência Pedagógica - RP/UNIMONTES (2020-2022). Foi estagiária universitária no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Econômico e Estratégia Empresarial/PPGDEE (2021-2022).

Carlos Alexandre de Bortolo, Universidade Estadual de Montes Claros

Professor efetivo no Departamento de Geociências da Universidade Estadual de Montes Claros, Coordenador didático do curso de Geografia ofertado pela Universidade Aberta do Brasil - UAB - no CEAD - Centro de Educação a distância locado no campus sede da Unimontes e demais polos. ORCID https://orcid.org/0000-0003-4304-8824 . Esteve como Pró-Reitor Adjunto de Pós Graduação da Universidade Estadual de Montes Claros entre 2019 à 2023 e também, Chefe do Departamento de Geociências na mesma universidade entre Fevereiro de 2018 a Março de 2019. É Doutor em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Estadual de Maringá (UEM), foi bolsista Capes nível de Doutorado fazendo parte do Grupo de pesquisa Espaços Metropolitanos. Mestre em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia Dinâmica Espaço Ambiental da UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA (UEL). Graduado no curso de Licenciatura (2008) e Bacharelado (2011) em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho na Faculdade de Ciências e Tecnologia -UNESP, Campus de Presidente Prudente -SP. Foi Bolsista de iniciação científica do Cnpq (2007-2008). Representante da comissão de eventos da AGB Seção Local de Presidente Prudente-SP. Além disso, também é participante das discussões do GAsPERR (Grupo de Pesquisa Produção do Espaço e Redefinições Regionais) e parecerista da Revista Geografia em Atos da Faculdade de Ciências e Tecnologia FCT/UNESP do Departamento de Geografia e também do Boletim de Geografia da Universidade Estadual de Maringá - UEM. Ministrou disciplinas na área de Ensino de Geografia, Fundamentos e Teorias do Ensino de Geografia, Educação ambiental e Metodologia aplicada a pesquisa científica na Uninorte - Faculdade Norte Paranaense em Londrina - PR. Orientando trabalhos científicos de conclusão de curso nas áreas que coadunam as questões espaciais e ambientais no que concerne o Ensino de Geografia e o Meio Ambiente no curso de Pedagogia. Atualmente é Professor Adjunto efetivo no Departamento de Geociências no Centro de Ciências Humanas da Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES - MG, membro efetivo do Programa de Pós Graduação em Geografia - Mestrado - PPGEO da Unimontes. Tem experiência na área de Geografia Humana, com ênfase em Geografia Urbana, Ensino de Geografia e Teoria e Método em Geografia, atuando nos seguintes temas: Cidades, Espaço Livre público, Dinâmica Territorial Local e Regional, Organização do espaço, áreas metropolitanas e Ensino de Geografia na contemporaneidade.

Rahyan de Carvalho Alves, Universidade Estadual de Montes Claros

Graduado em Geografia pela Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES). Graduado em Pedagogia pela Universidade de Franca (UNIFRAN). Especialista em Orientação, Supervisão, Inspeção e Gestão em Administração Escolar. Especialista em Gestão Ambiental e Biodiversidade com Ênfase em Geografia. Especialista em Psicopedagogia. MBA em Gestão Pública. Mestre e Doutor em Geografia pelo Instituto de Geociências da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Têm experiências nas áreas: Geografia Escolar, Formação de Professores e Geografia Cultural. Foi diretor-acadêmico, coordenador de pesquisa, professor e editor de periódicos da Faculdade Prisma. Foi Coordenador-Geral da Extensão e professor das Faculdades Santo Agostinho. É Professor efetivo da UNIMONTES (Geociências) e do Programa de Pós-Graduação (Mestrado - PPGEO) em Geografia. Membro de grupos de ensino, pesquisa e extensão institucionalizadas na UFMG e na UNIMONTES, desenvolvendo trabalhos nos sub-ramos/áreas da geografia anteriormente mencionados com apoio da CAPES e da FAPEMIG. Ex-coordenador do Programa de Extensão Biotemas. Membro do Cursinho Popular Darcy Ribeiro. Atuante nas atividades da UAB Unimontes. Professor Orientado do Programa Residência Pedagógica em Geografia (PRP). Membro de conselho editorial e científico de vários periódicos.

Publicado
2024-01-30