GEOPROCESSAMENTO APLICADO À ANÁLISE DO USO E OCUPAÇÃO DA TERRA NA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIBEIRÃO SÃO PEDRO, SANTA RITA DO PARDO/MS

  • Angélica Estigarribia São Miguel Graduada e Mestre em Geografia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, UFMS/CPTL, Brasil.
  • Rafael Brugnolli Medeiros Doutorando em Geografia pela Universidade Federal da Grande Dourados, UFGD, Brasil.
  • Wallace de Oliveira Doutor em Geografia e Professor Adjunto da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, UFMS/CPTL, Brasil.

Resumo

A pesquisa objetivou uma análise do uso e ocupação da terra do ano de 2013, na bacia hidrográfica do ribeirão São Pedro, notando uma mudança na paisagem, devido ao cultivo de cana de açúcar e silvicultura (eucalipto). Para tanto, foram utilizadas as técnicas de Sensoriamento Remoto e Geoprocessamento, sendo os dados organizados em ambiente Sistema de Informação Geográfica (SIG). Os resultados alcançados mostraram que a pastagem se mostrou dominante no ano analisado, juntamente à isto mostraram-se notáveis que as áreas de silvicultura e cana de açúcar foram encontradas próximas das empresas CBAA e do Grupo Brochmann Polis.

Publicado
2016-08-15