PRESSUPOSTOS MARXISTAS PARA UM OLHAR NA FRONTEIRA BRASIL- BOLÍVIA

AS RELAÇÕES DE TRABALHO DA MULHER BOLIVIANA

Resumo

Várias são as formas para discutir a relação que se estabelece entre a figura da mulher e o trabalho no seu contato com a complexa da emancipação humana. Partimos dos pressupostos marxistas da relação que se estabelece entre a categoria fundante do ser social que é o trabalho e o acesso à educação da classe trabalhadora. O propósito deste artigo é discutir a participação da mulher boliviana nas feiras livres na cidade de Corumbá-MS.

Biografia do Autor

TARISSA MARQUES RODRIGUES DOS SANTOS, UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2022), Mestra em Estudos Fronteiriços pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2021), Especialista em Alfabetização e Letramento pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2022), Especialista em Artes Visuais pela Faculdades Integradas de Jacarepaguá (2011) e Gestão Escolar pelo Centro Universitário Barão do Mauá( 2012) graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2008). Professora Efetiva- Séries Iniciais na Rede Municipal de Ensino em Corumbá, Professora Efetiva- Séries Iniciais na Rede Municipal de Ensino em Ladário. Têm experiência em Literatura Infantil Brasileira, História da Literatura, Formação de leitor, Literatura Infantil Boliviana, Letramento Literário ,Alfabetização e Letramento, Estudos de Gêneros e Estudos Culturais. No ano de 2017, respondeu pelo Núcleo de Sistemas Educacionais na Secretaria Municipal de Educação de Corumbá, onde orientou o processo de formação continuada com os Coordenadores Pedagógicos da Rede. E, desde 2018 supervisiona o Núcleo do Ensino Fundamental I da Secretaria Municipal de Educação no Município de Corumbá MS, responsável pelas Formações Continuada dos professores que atuam nas séries iniciais. É Membro do Projeto de Pesquisa LIFROS-"Literatura, Fronteira e Sociedade e o GEPDGE Grupo de Estudo e Pesquisa em Desenvolvimento, Gênero e Educação. E integra o Circuito dos imigrantes, representando a educação.

Josiane Peres Gonçalves, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), com Pós-Doutorado pela mesma instituição. Professora Permanente do Programa de Pós-graduação em Educação da Faculdade de Educação (FAED/UFMS).

Publicado
2024-02-22
Seção
Dossiê: VIII SEF