PRÁTICAS INTERCULTURAIS EM UMA ESCOLA DE FRONTEIRA: UM ESTUDO DE CASO

Resumo

 O estudo de caso proposto buscou analisar as práticas interculturais implementadas na escola de fronteira, investigando as estratégias utilizadas para promover a interação e o diálogo entre as diferentes culturas presentes. Os instrumentos metodológicos para a coleta de dados foram as entrevistas informais, observações e análise de documentos. O estudo verificou as práticas interculturais implementadas na escola, observando as estratégias adotadas para promover a interação e o diálogo entre as diferentes culturas presentes no ambiente escolar. Percebeu-se que as práticas interculturais implementadas nessa escola envolveram projetos colaborativos, atividades culturais e uso de recursos multilíngues.

 

Biografia do Autor

TARISSA MARQUES RODRIGUES DOS SANTOS, UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2022), Mestra em Estudos Fronteiriços pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2021), Especialista em Alfabetização e Letramento pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2022), Especialista em Artes Visuais pela Faculdades Integradas de Jacarepaguá (2011) e Gestão Escolar pelo Centro Universitário Barão do Mauá( 2012) graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2008). Professora Efetiva- Séries Iniciais na Rede Municipal de Ensino em Corumbá, Professora Efetiva- Séries Iniciais na Rede Municipal de Ensino em Ladário. Têm experiência em Literatura Infantil Brasileira, História da Literatura, Formação de leitor, Literatura Infantil Boliviana, Letramento Literário ,Alfabetização e Letramento, Estudos de Gêneros e Estudos Culturais. No ano de 2017, respondeu pelo Núcleo de Sistemas Educacionais na Secretaria Municipal de Educação de Corumbá, onde orientou o processo de formação continuada com os Coordenadores Pedagógicos da Rede. E, desde 2018 supervisiona o Núcleo do Ensino Fundamental I da Secretaria Municipal de Educação no Município de Corumbá MS, responsável pelas Formações Continuada dos professores que atuam nas séries iniciais. É Membro do Projeto de Pesquisa LIFROS-"Literatura, Fronteira e Sociedade e o GEPDGE Grupo de Estudo e Pesquisa em Desenvolvimento, Gênero e Educação. E integra o Circuito dos imigrantes, representando a educação.

Publicado
2024-02-22
Seção
Dossiê: VIII SEF