O CENÁRIO LINGUÍSTICO-ACADÊMICO DE ESTUDANTES IMIGRANTES NO BRASIL

  • Manuel Salvador Colina Lovera
  • Thayse Figueira Guimarães UFGD

Resumo

Este estudo trata-se de um levantamento da produção científica brasileira sobre o acolhimento linguístico universitário e as práticas de letramento acadêmico de estudantes imigrantes no Brasil. Ele tem por objetivo caracterizar e analisar a literatura, contextualizar as publicações científicas mencionadas, bem como identificar os principais temas abordados, a partir do método exploratório-descritivo, de abordagem qualitativa e quantitativa. Os resultados evidenciam uma produção científica pouco explorada sobre o letramento acadêmico dos estudantes imigrantes nas universidades do Brasil, em um cenário de crescente imigração e inserção desses alunos no ensino superior, que requerem o uso efetivo de língua portuguesa no contexto acadêmico.

Biografia do Autor

Manuel Salvador Colina Lovera

Graduação em Administração (Universidad Nacional Experimental Rafael María Baralt, Venezuela). Graduando em Letras (UFGD). Bolsista de Iniciação Científica da UFGD. E-mail: manuelcolina88@gmail.com.

Thayse Figueira Guimarães, UFGD

Graduação em Letras (UFRJ); Mestrado e Doutorado em Linguística Aplicada (UFRJ). Professora Adjunta da UFGD. Coordenadora do grupo de estudos e pesquisa em Linguagem e Transculturalidade (GELT- CNPq). E-mail: thayseguimaraes@ufgd.edu. ORCID: 0000-0002-0379-1405.

Publicado
2024-07-24
Seção
Dossiê: Migrafron