O CENÁRIO LINGUÍSTICO-ACADÊMICO DE ESTUDANTES IMIGRANTES NO BRASIL

Autores

  • Manuel Salvador Colina Lovera
  • Thayse Figueira Guimarães UFGD

DOI:

https://doi.org/10.55028/geop.v19i36.21423

Resumo

Este estudo trata-se de um levantamento da produção científica brasileira sobre o acolhimento linguístico universitário e as práticas de letramento acadêmico de estudantes imigrantes no Brasil. Ele tem por objetivo caracterizar e analisar a literatura, contextualizar as publicações científicas mencionadas, bem como identificar os principais temas abordados, a partir do método exploratório-descritivo, de abordagem qualitativa e quantitativa. Os resultados evidenciam uma produção científica pouco explorada sobre o letramento acadêmico dos estudantes imigrantes nas universidades do Brasil, em um cenário de crescente imigração e inserção desses alunos no ensino superior, que requerem o uso efetivo de língua portuguesa no contexto acadêmico.

Biografia do Autor

  • Manuel Salvador Colina Lovera

    Graduação em Administração (Universidad Nacional Experimental Rafael María Baralt, Venezuela). Graduando em Letras (UFGD). Bolsista de Iniciação Científica da UFGD. E-mail: manuelcolina88@gmail.com.

  • Thayse Figueira Guimarães, UFGD

    Graduação em Letras (UFRJ); Mestrado e Doutorado em Linguística Aplicada (UFRJ). Professora Adjunta da UFGD. Coordenadora do grupo de estudos e pesquisa em Linguagem e Transculturalidade (GELT- CNPq). E-mail: thayseguimaraes@ufgd.edu. ORCID: 0000-0002-0379-1405.

Downloads

Publicado

2024-07-24

Edição

Seção

Dossiê: Migrafron