PRESENÇA DE ESTUDANTES MIGRANTES INTERNACIONAIS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA) EM CORUMBÁ

UM ESTUDO DE 2015 A 2024

  • Tarissa Marques Rodrigues dos Santos
  • Mariana Vaca Conde

Resumo

A migração impacta diversas áreas da sociedade, incluindo a educação. Na Educação de Jovens e Adultos (EJA), apresenta desafios e oportunidades únicas. Estudantes migrantes trazem experiências e necessidades específicas que influenciam a dinâmica da EJA. Este artigo analisa a presença de estudantes migrantes internacionais na EJA em Corumbá, de 2015 a 2024. A análise de uma década capta mudanças e tendências ao longo desse período, quantificando a crescente presença desses estudantes. Compreender essas dinâmicas é essencial para desenvolver práticas educacionais mais inclusivas e eficazes, promovendo a integração e o sucesso acadêmico dos migrantes.

Biografia do Autor

Tarissa Marques Rodrigues dos Santos

Graduação em Pedagogia (UFMS); Mestrado em Estudos Fronteiriços (UFMS); Doutoranda em Educação (UFMS). Professora Efetiva na Rede Municipal de Ensino de Corumbá/MS e Ladário/MS; pesquisadora do Observatório Fronteiriço das Migrações Internacionais (MIGRAFRON). E-mail: tarissamarques@gmail.com. ORCID: 0000-0003-2333-7856.

Mariana Vaca Conde

Graduação em Letras com habilitação em Português e Espanhol (UFMS); Mestrado em Estudos Fronteiriços (UFMS); Doutoranda em Estudos de Linguagens (UFMS). Professora Efetiva na Rede Municipal de Ensino de Corumbá/MS; pesquisadora do Observatório Fronteiriço das Migrações Internacionais (MIGRAFRON). E-mail: mariana.conde@ufms.br. ORCID: 0000-0003-4178-0827.

Publicado
2024-07-24
Seção
Dossiê: Migrafron