A LÍNGUA E A EDUCAÇÃO DE SURDOS MIGRANTES INDÍGENAS MATRICULADOS NAS ESCOLAS DE SANTARÉM-PARÁ
Resumo
Apresenta-se uma investigação sobre as ações educacionais direcionadas aos alunos migrantes indígenas surdos, realizadas pela Secretaria Municipal de Educação (SEMED) de Santarém, Pará. O objetivo é compreender como esses alunos são acolhidos nas escolas municipais e analisar o apoio oferecido a eles. Foi adotada uma abordagem qualitativa, utilizando um questionário estruturado e análise de conteúdo para o tratamento dos dados. O estudo ressalta a importância da percepção do órgão público sobre a língua e a cultura desses grupos, bem como a oferta de suportes adequados e mudanças estruturais tanto no currículo quanto nas práticas de acolhimento.
Publicado
2024-07-24
Seção
Dossiê: Migrafron
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.