A CONSTRUÇÃO DO TERRITÓRIO FRONTEIRIÇO A PARTIR DOS MOVIMENTOS MIGRATÓRIOS INTERNACIONAIS

  • Jackeline Cristina Nogueira Guerrero
  • Marcos Leandro Mondardo

Resumo

O objetivo deste trabalho é analisar os movimentos migratórios internacionais em fronteira e as múltiplas modalidades de transterritoriedades existentes no território fronteiriço Brasil-Bolívia. A problemática caracteriza-se pela existência de movimentos pendulares internacionais, ou seja, o trânsito cotidiano de imigrantes pela fronteira motivado especialmente pela busca de trabalho e políticas públicas específicas. O método utilizado é a história oral, onde foram coletados depoimentos de imigrantes que emigraram em épocas diferentes e passaram a conviver em Corumbá. Conclui-se que a trajetória migratória para é motivada especialmente pela busca de trabalho no sentido de se ter estabilidade e segurança em outro território.

Biografia do Autor

Jackeline Cristina Nogueira Guerrero

Doutoranda em Geografia pela Universidade Federal da Grande Dourados, Mestre em em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e graduada em Geografia pela UFMS. E-mail: e-mail: jackeline.guerrero@ufms.br.

Marcos Leandro Mondardo

Doutor e Pós-doutor em Geografia pela Universidade Federal Fluminense. Mestre em Geografia pela Universidade Federal da Grande Dourados e ggraduado em Geografia (Bacharelado e Licenciatura) pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Professor Associado do Curso de Graduação e do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal da Grande Dourados. E-mail: marcosmondardo@ufgd.edu.br.

Publicado
2024-06-27
Seção
Artigos convidados