A CONSTRUÇÃO DO TERRITÓRIO FRONTEIRIÇO A PARTIR DOS MOVIMENTOS MIGRATÓRIOS INTERNACIONAIS

Autores

  • Jackeline Cristina Nogueira Guerrero
  • Marcos Leandro Mondardo

DOI:

https://doi.org/10.55028/geop.v19i36.21427

Resumo

O objetivo deste trabalho é analisar os movimentos migratórios internacionais em fronteira e as múltiplas modalidades de transterritoriedades existentes no território fronteiriço Brasil-Bolívia. A problemática caracteriza-se pela existência de movimentos pendulares internacionais, ou seja, o trânsito cotidiano de imigrantes pela fronteira motivado especialmente pela busca de trabalho e políticas públicas específicas. O método utilizado é a história oral, onde foram coletados depoimentos de imigrantes que emigraram em épocas diferentes e passaram a conviver em Corumbá. Conclui-se que a trajetória migratória para é motivada especialmente pela busca de trabalho no sentido de se ter estabilidade e segurança em outro território.

Biografia do Autor

  • Jackeline Cristina Nogueira Guerrero

    Doutoranda em Geografia pela Universidade Federal da Grande Dourados, Mestre em em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e graduada em Geografia pela UFMS. E-mail: e-mail: jackeline.guerrero@ufms.br.

  • Marcos Leandro Mondardo

    Doutor e Pós-doutor em Geografia pela Universidade Federal Fluminense. Mestre em Geografia pela Universidade Federal da Grande Dourados e ggraduado em Geografia (Bacharelado e Licenciatura) pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Professor Associado do Curso de Graduação e do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal da Grande Dourados. E-mail: marcosmondardo@ufgd.edu.br.

Downloads

Publicado

2024-06-27

Edição

Seção

Artigos convidados