A RELIGIOSIDADE AFRO-BRASILEIRA NA FRONTEIRA: OS TERREIROS DE UMBANDA EM CORUMBÁ-MS
Resumo
O presente artigo tem por finalidade apresentar o papel desempenhado no processo de construção histórica da cultura religiosa de fronteira, a influência da religiosidade afro-brasileira e suas implicações, visto que a religiosidade é fator determinante de condutas éticas e sociais dentro de uma nação e define várias práticas culturais. Para tanto, utilizou-se o método de pesquisa participante e a história oral. Também se desenvolveu o levantamento bibliográfico acerca das temáticas de fronteira e religiosidade afro-brasileira.
Referências
ALBUQUERQUE, José Lindomar C. Fronteiras e identidade em movimento: Fluxos migratórios e disputa de poder na fronteira Paraguai-Brasil. Cadernos CERU, série 2, v. 19, n. 1, junho 2008.
ALENCASTRO, Luiz Felipe de. O Trato dos Viventes: formação do Brasil no Atlântico Sul. São Paulo: Companhia das letras, 2000.
BAPTISTA, José Renato de Carvalho. Os Deuses Vendem quando dão: os sentidos do dinheiro nas relações de troca no Candomblé. Rio de Janeiro: UFRJ, 2007.
BARROS, José D’Assunção. A construção social da cor: diferença e desigualdade na formação da sociedade brasileira. Petrópolis, RJ: Vozes, 2009.
BASTIDE, Roger. O Candomblé da Bahia: rito nagô. São Paulo: Companhia das letras, 2001.
BOLÍVIA. Nueva Constituición Política del Estado. La Paz: UPS, 2013.
DIÁRIO Corumbaense. Ruiter inaugura Vale dos Orixás e valoriza uma religião. Disponível em <http://www.diarionline.com.br/index.php?s=noticia&id=33805>, acesso em 06 de julho de 2014.
DINIZ, Waldson Luciano Corrêa. Umbanda em Corumbá: mentalidades e relações (1998-2000). Monografia (Curso de pós-graduação, Especialização em História Regional). Aquidauana: Universidade Federal de Mato Grosso do Sul/UFMS, 2000.
EDLER, Flavio Coelho. Remédios de comadres. Revista da Biblioteca Nacional de História. Rio de Janeiro, Ano 5, n.56, Maio de 2010.
MARIN, Jérri Roberto. Religiões, religiosidades e diferenças culturais. Campo Grande: UCBD, 2005.
NINA RODRIGUES, Raymundo. Os Africanos no Brasil. São Paulo: Madras, 2008.
SEBRAE. Mato Grosso do Sul sem fronteiras: características e interações territoriais: Brasil, Bolívia e Paraguai. Campo Grande: Visão, 2010.
VALCUENDE DEL RIO, José Mª; CARDIA, Laís M. Etnografia das fronteiras políticas e sociais na Amazônia Ocidental: Brasil, Peru e Bolívia. Scripta Nova. Revista Electrónica de Geografia y Ciencias Sociales. Barcelona: Universidad de Barcelona, 1 de junio de 2009, vol. XIII, núm. 292.