RESEARCH STATUS AND TRENDS IN THE PANTANAL: A BIBLIOMETRIC REVIEW

Resumo

The Pantanal, the largest tropical wetland in the world, is known for its biodiversity and ecological services such as water storage and purification, significantly impacting the region's socio-economic life. Recent massive wildfires, exacerbated by climate change, have underscored the need for comprehensive studies. Our research analyzed 926 publications from 1988 to 2024 using Web of Science and VOSviewer, identifying key authors, collaborations, and trends. Environmental Sciences, Ecology, and Zoology are the main research areas, with Brazil as the primary focus. This study offers a thorough overview of scientific work on the Pantanal, highlighting influential researchers and guiding future research directions.

Biografia do Autor

Gabriel , Universidade Federal de São João del-Rei/Professor

ossui graduação em Geografia pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC, 2004), mestrado em Sensoriamento Remoto pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE, 2008), doutorado em Geografia Física pela Universidade de São Paulo (USP, 2012), doutorado em Sensoriamento Remoto pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE, 2013) e pós-doutorado no Goddard Space Flight Center da National Aeronautics and Space Administration (GSFC/NASA, 2017). Atualmente é professor da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) no departamento de Geociências (DEGEO) e ministra disciplinas de climatologia, sensoriamento remoto e geoprocessamento. Atua como pesquisador associado no Grupo de Modelagem da Atmosfera e Interfaces (GMAI) do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC/INPE) e participa como professor efetivo dos programas de Pós-Graduação em Geografia da UFSJ (PPGeog/UFSJ) e em Geografia Física da USP (PPGF/USP). Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Climatologia e Sensoriamento Remoto, atuando principalmente nos seguintes temas: modelagem climática, estimativa de emissões de gases do efeito estufa, energia radiativa do fogo, geoprocessamento e análise ambiental.

Emerson, Universidade de São Paulo, Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas, Departamento de Geografia/ Professor

Emerson Galvani concluiu o doutorado em Agronomia (Energia na Agricultura) [Botucatu] pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho em 2001. Mestre em Agrometeorologia pela ESALQ/USP em 1995. Atualmente é Professor Doutor da Universidade de São Paulo. Publicou 135 artigos em periódicos especializados e 251 trabalhos em anais de eventos. Possui 55 capítulos de livros publicados e 04 livros organizados. Atualmente coordena 4 projetos de pesquisa. Atua na área de Geografia, com ênfase em Geografia Física, Climatologia e Microclimatologia. Em suas atividades profissionais interagiu com 72 colaboradores em co-autorias de trabalhos científicos. Em seu currículo Lattes os termos mais frequentes na contextualização da produção científica e tecnológica são: microclima, balanço de energia, atributos climáticos, microclima de ambientes específicos. Bolsista de pesquisa e produtividade do CNPq (1D). Presidente da Associação Brasileira de Climatologia - ABCLIMA (gestão 2008 - 2010). Coordenador do programa de Pós-Graduação em Geografia Física - Universidade de São Paulo (2007 a 2011). Vice-presidente da Comissão de Pós-graduação da FFLCH/USP (2009 a 2011). Editor da Revista do Departamento de Geografia da USP a partir de março de 2011 até outubro de 2015. Membro da comissão de avaliação da CAPES na área de Geografia (triênio 2011 a 2013). Coordenador do Curso de Geografia (2015 até 2019). Editor Chefe da Revista Brasileira de Climatologia (outubro de 2016 atual) e Editor Associado da Revista GeoUSP (julho de 2016 até 2018). Vice-Presidente da Comissão de Graduação da FFLCH (Junho de 2017 atual). Orientador da Tese vencedora do prêmio ANPEGE. Pai da Madalena em 09/12/2014. Representante da área de Geografia junto ao CNPq (3/7/2020 atual).

Eder Merino, Universidade de Brasília (UnB); Departamento de Geografia/ Professor

Professor do Departamento de Geografia da Universidade de Brasília (UnB) e associado ao Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGEA) - UnB. Possui graduação em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Bacharel e Licenciatura (2008). Mestre e Doutor pelo Programa de Pós-Graduação de Geociências e Meio Ambiente, na sub-área de Mudanças Ambietais (Regionais e Globais), na Unesp, Campus de Rio Claro. Período de Doutorado Sanduiche na University of Texas - Austin. Realizou Pós-Doutorado no Instituto de Energia e Ambiente da Universidade de São Paulo (2018-2020). Tem experiência na área de Geociências, com interesses em: geomorfologia, geoprocessamento, sensoriamento remoto, evolução da paisagem dentre outros.

Publicado
2025-09-03