EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO MÉDIO NA REGIÃO FRONTEIRIÇA BRASIL-BOLÍVIA

PRODUÇÃO TEÓRICA E O “CHÃO DA QUADRA”

Resumo

O trabalho analisou qual a lembrança que os graduandos de cursos de Educação Física possuem sobre esta disciplina vivenciada no Ensino Médio. Para tal, é apresentado elementos teóricos e empíricos sobre as aulas da área no Ensino Médio captados na região fronteiriça Brasil-Bolívia, no Mato Grosso do Sul. As metodológicas foram a “memória” como aspecto empírico e o diagnóstico foi via “Análise dos Discursos” - Unidades de Significado. Resultados apontaram que existe na região um longo caminho para que a disciplina Educação Física no Ensino Médio supere  problemas como: aulas desinteressantes e falta de planejamento, sobretudo visando torná-la mais profícua.

Biografia do Autor

Carlo Henrique Golin, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) - Câmpus do Pantanal (CPAN)

Doutor em Educação Física pela Universidade Católica de Brasília (2017); Mestre em Educação Física pela Universidade Metodista de Piracicaba (2005); Especialista em Educação Física Escolar (2000) e graduado em Educação Física (1999) pelas Faculdades Integradas de Fátima do Sul. Atualmente é Professor Associado I na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) - Câmpus do Pantanal (CPAN), na cidade de Corumbá-MS (Brasil), atuando no curso de graduação de Educação Física (Licenciatura) e no Programa de Pós-Graduação - Curso de Mestrado Profissional em Estudos Fronteiriços (MEF). Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Física do Pantanal (GePPan) - UFMS/CPAN. Tem experiência em Educação Física, com ênfase em Licenciatura, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Física Escolar, Formação de Professores, Esporte Escolar, Educação intercultural e Fronteira. 

Wagner Wey Moreira, Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM

ossui graduação em Educação Física pela Universidade Metodista de Piracicaba (1973), graduação em Pedagogia Habilitação em Administração e Orientação Educacional pela Faculdade de Educação Osório Campos-RJ (1978), graduação em Pedagogia, Habilitação em Supervisão Escolar pela Faculdade de Educação Dom Bosco ( 1983), mestrado em Educação (Filosofia) pela Universidade Metodista de Piracicaba (1985), doutorado em Educação (Psicologia Educacional) pela Universidade Estadual de Campinas (1990) e Livre Docência pela Universidade Estadual de Campinas (1993). Foi um dos criadores da Faculdade de Educação Física da Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP, exercendo aí as funções de Coordenador de Graduação e Diretor Adjunto, bem como professor dos cursos de Graduação, Mestrado e Doutorado dessa Faculdade. Foi professor Titular III da Universidade Metodista de Piracicaba - UNIMEP, atuando em cursos de graduação, mestrado e doutorado nas áreas de Educação e Educação Física, sendo Diretor de Faculdade e Coordenador de Mestrado. É consultor ad hoc do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq, parecerista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES e membro de comissões editoriais de revistas científicas da área da Educação Física e Desporto e da Educação. Já orientou 85 dissertações de mestrado e 13 teses de doutorado defendidas e aprovadas. Publicou mais de uma dezena de livros, alguns já com elevado número de edições, dos quais se destacam: Educação Física e Esportes: perspectivas para o século XXI (Papirus); Coleção (4 livros) da Educação Física para a Educação Básica (Cortez); na companhia de Jorge Olímpio Bento - Homo Sportivus: o humano no homem (Casa da Educação Física).Tem experiência nas áreas da Educação e da Educação Física e Desporto, participando principalmente nos seguintes temas: corporeidade, esporte, educação física escolar, formação profissional e pedagogia do movimento. Como base epistemológica, desenvolve trabalhos associando Educação, Educação Física e Desporto com a fenomenologia (em especial Merleau-Ponty) e com as teorias da complexidade (em especial Morin). E líder do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Corporeidade e Pedagogia do Movimento - NUCORPO/CNPq. Atualmente é professor do Curso de Mestrado e Doutorado em Educação da Universidade Federal do Triângulo Mineiro? UFTM. E Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq na área de Educação.

Publicado
2025-09-03