INTERDISCIPLINARIDADE

TENSIONAMENTOS E INDISPOSIÇÕES

Resumo

É inerente à interdisciplinaridade o enfrentamento de tensões e desafios, a começar pela incompreensão conceitual que, não raro, carrega a negação de seus pressupostos teóricos e metodológicos. O objetivo do artigo é discutir gargalos que fazem com que a interdisciplinaridade seja teoria inócua, sem efeitos significativos sobre a formação superior. Ao olhar para o que se afirma como interdisciplinar na universidade, são analisadas concepções e práticas que fazem a interdisciplinaridade não ir além de adjetivar cursos e programas. Como caminho, propõe-se a introspecção sobre atitudes essenciais à interdisciplinaridade, em si, tão desafiadoras quanto acometidas por indisposições pessoais.

Biografia do Autor

Sérgio Ricardo Oliveira Martins, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Bacharel e Licenciado em Geografia pelas Faculdades Unidas Católicas de Mato Grosso, atual Universidade Católica Dom Bosco (1991), possui mestrado e doutorado em Geografia (Humana) pela Universidade de São Paulo (1995 e 2000). Atualmente é Professor Titular do Centro de Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas, da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. Integra o corpo docente do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Culturas, Linguagens e Territórios (PPGCult). Atua, interdisciplinarmente, a partir do aporte teórico e metodológico da Geografia Humana. Atuou e orientou pesquisas, principalmente, sobre os seguintes temas: desenvolvimento local, performances sociocomunitárias e territorialidade. Atualmente participa de pesquisas interdisciplinares e produz trabalhos sobre festas e suas múltiplas articulações na apropriação, uso e ocupação dos espaços urbano e rural no Recôncavo da Bahia, a partir das interações entre território, cultura, poder e topofilia. Também tem colaborado em reflexões literárias, a partir das interfaces entre Literatura e Geografia, nas quais as nuances dos sentidos de pertença ao lugar constituem variáveis analíticas importantes. Coordena o Laboratório de Estudos Interdisciplinares e Interculturais (LABINTER) e atualmente integra as equipes dos projetos de pesquisa "Literaturas de autoria feminina negra: novos trânsitos, velhas fronteiras" e "Comunidades Quilombolas da Bahia: Identidades, territorialidades e processos de regularização fundiária". É pesquisador dos grupos de pesquisa "CEL - Culturas, Estéticas e Linguagens" e "Poiéticas: arte, cultura, corporalidade e temporalidades da/na autoria feminina".

Waleska Rodrigues de Matos Oliveira Martins, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Professora do Centro de Cultura, Linguagens e Tecnologias (CECULT), da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Graduada em Letras pela UCDB (2000). Mestre em Estudos de Linguagens pela UFMS (2010). Doutora em Estudos Literários na Unesp/Araraquara (2015). Fez Estágio Pós-Doutoral em Estudos de Teorias e Representações Literárias e Culturais, do Programa de Pós-Graduação Literatura e Cultura - UFBA. É docente do Programa de Mestrado em Artes e do Mestrado Interdisciplinar em Culturas, Linguagens e Territórios, do CECULT/UFRB. Coordena o projeto de pesquisa "Literaturas de autoria feminina negra: novos trânsitos". Líderdo grupo de pesquisa "Poiéticas: arte, cultura, corporalidade e temporalidades da/na autoria feminina" e "CEL - Culturas, Estéticas e Linguagens".

Publicado
2025-10-22